Editorial do "Wall Street Journal" afirma hoje que a notícia mais importante da viagem do presidente George Bush à América Latina não foram os protestos em Mar del Plata, mas o encontro entre Bush e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente brasileiro "pode ser um esquerdista em reabilitação, mas tem governado como um pragmatista e entende que o interesse nacional do Brasil jaz em ser parte do sistema econômico global", afirma o texto do segundo maior jornal dos Estados Unidos.
O editorial critica a cobertura da mídia americana, por ter dado mais atenção aos protestos e às declarações de Hugo Chávez, o presidente da Venezuela, que à viagem de Bush ao Brasil. "Mais cedo ou mais tarde, a imprensa vai descobrir o que aconteceu no Brasil e talvez até relate isto. Entrementes, achamos que nossos leitores gostariam de ouvir as boas notícias". O texto critica o protecionismo dos países europeus e especialmente dos franceses e afirma que as negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio é mais importante que a da Área de Livre Comércio das Américas.
Já o "New York Times", sem se referir ao Brasil, afirma em editorial publicado hoje que a viagem de Bush à América Latina foi um desastre.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas