É de se estranhar que a infância seja vivida de um modo tão diferente daquele que costumava ser o padrão até algumas décadas atrás: brincar ao ar livre, com poucos recursos e muita imaginação; crescer em meio a irmãos e muitos primos; obedecer e respeitar os adultos. As crianças de hoje têm mais brinquedos que as de antigamente, mas brincam menos: passam horas em frente aos eletrônicos. Têm de ficar trancafiadas em casa, por causa da violência. Nem sempre aprendem a servir aos outros, mimadas que são. Há que se questionar como serão os futuros adultos que estamos a criar e, se possível, resgatar o alimento da infância de outrora.
Uma homenagem às mães: o privilégio da maternidade
Que coisa milagrosa é a vida: um bebê, mesmo tendo acabado de nascer, já sabe movimentar os lábios para buscar o leite que o alimentará. Ele não foi ensinado a fazer isso, ele simplesmente sabe. E que privilégio (e responsabilidade) é ser justamente a pessoa de quem aquele serzinho depende (não importa se recém-nascido, se mais crescido quando adotado). Você é o mundo para aquela pessoa, que se entrega totalmente em seus braços, como quem diz: confio em você, cuide de mim. Tulio Milman conta uma experiência que teve nesse sentido.
Batman vs. Superman: a trama de Zack Syder
Há uns dias, trouxemos uma análise de filmes de Christopher Nolan para a coluna. Bom, nem todo mundo é fã do trabalho de Nolan. Armond White argumenta que o Batman de Zack Syder, que aparece em Batman vs. Superman, é um personagem mais maduro, numa trama mais madura, que trata de temas morais da era contemporânea, sem fadar a existência ao seu dark side.
Explicando Raskolnikov
Análise literária: Crime e Castigo é uma das obras mais citadas entre intelectuais, mas frequentemente mal interpretada. Com o intuito de ajudar a dirimir esses enganos, Gary Saul Morson examina a alma do personagem icônico de Dostoieviski. (texto em inglês)