Engana-se quem pensa que a sublime arte de amar confunde-se com o arrebatamento da paixão. Quando a fascinação pela pessoa amada coloca-se acima de todas as coisas, submetendo a virtude aos caprichos do desejo, o final da história costuma ser trágico. Luiz Felipe Pondé retorna ao tema do amor romântico para explicar a natureza do desejo.
Submissão e a apatia do ocidente
Mesmo questionando o destino profetizado por Michel Houellebecq para a França, descrito no romance Submissão, Mario Vargas Llosa detecta um clima de apatia e derrotismo na nação que é um dos principais berços da civilização ocidental. Que o livro sirva de alerta.
O mal e a sociedade
A maldade pode ser endêmica, mas a responsabilidade pela prática do mal é sempre do indivíduo. Todo o sujeito é único, dotado de uma consciência individual que jamais se apagará. Por mais corrosivo que seja o ambiente, temos sempre a prerrogativa de escolher fazer as coisas de modo diverso. Luís Gustavo Pedroso Lacerda faz-nos recordar que “sociedade” é uma abstração, e que não responde por escolhas de pessoas concretas.
Obama no Japão
Obama foi ao Japão lamentar o passado. Só que o que mais interessa aos japoneses é o presente e o futuro, e o presidente americano não tem feito nada para barrar o crescimento da maior ameaça do continente asiático, aliás, do mundo, que é a China. Comentários de Benny Avni. (texto em inglês)