O Cemitério Municipal São Francisco de Paula retoma as visitas noturnas guiadas após dois anos de pandemia. As inscrições estão abertas para os dias 12, 13 e 14 de maio e cada passeio dura três horas. O evento é gratuito.
A visita guiada ao cemitério é conduzida pela pesquisadora Clarissa Grassi e o passeio é uma verdadeira aula de história, arquitetura, geologia, simbologia e arte tumular.
O Cemitério Municipal São Francisco de Paula foi o primeiro de Curitiba e reúne entre seus muros inúmeras personalidades que fizeram parte da história da cidade, como Vicente Machado, a família Hauer, o coronel João Gualberto, os fundadores da Mate Leão e dos refrigerantes Cini, além de Maria Bueno, a desconhecida que, depois de ser assassinada em 1893, virou milagreira.
São mais de 160 anos de história, que começou com a criação da Província do Paraná, em 1853. O local, que teve ao longo das décadas diversas ampliações, possui uma área com mais de 50 mil m², onde estão 5,7 mil túmulos e mais de 80 mil pessoas sepultadas.
Clarissa, ao longo do trajeto, conta que é possível estabelecer camadas sociais a partir de regiões do cemitério e da arquitetura empregada, que também diz muito sobre a época em que os templos foram construídos. No fim do século 19, prevalecem as construções de mausoléus e túmulos extremamente adornados com motivos religiosos – também pelo fato de que pessoas não-católicas não eram enterradas no cemitério até por volta de 1903.
Orientações visita guiada
Em caso de chuva 30 minutos antes do horário de início, a visita será suspensa, havendo novo agendamento em data posterior;
Os participantes devem se reunir em frente ao portão principal do cemitério;
Quem desejar pode levar lanterna para utilizar durante o passeio;
Usar sapatos fechados;
Não é permitido gravar ou realizar fotos durante a visita;
Crianças podem participar, desde que acompanhadas de seus pais.
Serviço: Visitas Cemitério Municipal
Datas: 12, 13 e 14 de maio
Horário: das 19h às 23h
Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Pe. João Sotto Maior, 50)
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.