Com shows gratuitos, Antonina vira a cidade do blues no feriado
Equipe Pinó
15/06/2022 11:30
Lorenzo Thompson, bluesman do Mississippi, é uma das atrações da sexta-edição do Antonina Blues Festival | Lindomar G. Santos
De quinta (16, feriado de Corpus Christi) a domingo (19), Antonina recebe a sexta edição do Antonina Blues Festival. Nos cinco palcos distribuídos pelas ruas e espaços culturais da cidade histórica, mais de 20 atrações, entre nacionais e internacionais, apresentam repertório autoral e releituras de standards do gênero, criado por escravos negros da região sul dos Estados Unidos no século 17. O evento é gratuito.
Criado em 2015, o festival retoma as atividades após dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19. Nesta edição, Décio Caetano, Ricardo Maranhão, Lucian Araújo e a banda Hillbilly Rawhide aparecem como os principais nomes da cena blueseira nacional.
Programação gratuita acontece de quinta (16) a domingo (19) em cinco palcos distribuídos por ruas e espaços culturais de Antonina. Crédito: divulgação
Nascido em Greenwood, no Mississippi, estado diretamente ligado à história do gênero, o bluesman Lorenzo Thompson é o principal nome internacional do line-up. Thompson tem na bagagem trabalhos com lendas do blues de Chicago, entre eles David Meyers e Melvin Taylor. O músico já esteve no Antonina Blues Festival em anos anteriores, com apresentações consideradas memoráveis.
Blues para estudantes
Para contar a história do blues, a dupla Mr. Blues realiza duas apresentações especiais para alunos de escolas públicas, no palco do Teatro Municipal de Antonina, nos dias 17 e 18, sempre às 14 horas. Formado por Marcel Ginn (vocal) e Roger Lemes (guitarra), o Mr. Blues visita as raízes do blues, incluindo as asworksongs, ou canções de trabalho, e os clássicos do gênero, na forma de apresentação educativa.
O Antonina Blues Festival é uma iniciativa independente e colaborativa, criada por empresários da região. Desde a primeira edição, entrou definitivamente no calendário do litoral do Paraná tanto por trazer à região nomes importantes do cenário do blues nacional e internacional, quanto por fomentar a economia e o turismo de inverno em Antonina.
A edição deste ano é realizada pela Feito, Prefeitura Municipal de Antonina, Cidades Musicais, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. E conta com patrocínio de Porto Ponta do Félix, Camboa Hotéis e Uwex Design via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, mais o apoio de empresas locais.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.