A Fundação Cultural de Curitiba anunciou uma série de concertos para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil. A programação começa nesta quarta-feira (31), às 19 horas, na Capela dos Fundadores, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.
O recital de estreia será com o tenor Vitorio Scarpi e com o pianista Thiago Plaça Teixeira. No programa, entre outros compositores, estão Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos, além de outros compositores da música clássica brasileira produzida nos séculos 19 e 20.
A Capela dos Fundadores, espaço que abriga os altares retábulos da antiga Matriz de Curitiba, será o palco de outros dois concertos com músicas do período colonial, do Brasil Império até o início do século 20. Eles serão realizados nos dias 1º e 6 de setembro, às 19 horas, pelo Ensemble Música Barroca Curitiba.
A Camerata Antiqua de Curitiba fará homenagem ao bicentário da independência, com apresentações nos dias 2 e 3 de setembro, na Capela Santa Maria, no Centro.
Além de música, a programação especial para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil contará com outros espetáculos teatrais. Ainda nesta quarta (31), acontece a encenação do Auto da Independência na Rua da Cidadania Boa Vista, às 10h30. Até a próxima semana, o auto será encenado em todas as regionais da cidade.
Serviço:
Concertos dos 200 Anos da Independência
Capela dos Fundadores – Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 - São Francisco). Eventos gratuitos.
Dia 31/8, às 19h – Duo de Canto e Piano com Vitorio Scarpi e Thiago Plaça Teixeira.
Dia 1º/9, às 19h – Ensemble Música Barroca Curitiba.
Dia 6/9, às 19h – Ensemble Música Barroca Curitiba.
Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 279 – Centro).