Evento
Dia Mundial do Fusca: do carro de Hitler a um dos mais amados do mundo
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Fusca coberto de neve na Boca Maldita em 1975. | Odimar Gerson Merlin/Arquivo Pessoal
descontinuidade da fabricação, o carro continua sendo um dos mais amados no
Brasil e também ao redor do mundo. Tanto que hoje, 22 de junho, é celebrado o
Dia Mundial do Fusca. Você sabe por que?
O Fusca do Ipiranga
primeiras unidades só chegaram ao Brasil em 1950, trazidos pela Brasmotor. A
empresa deu início, no ano seguinte, à montagem do carro com peças importadas
da Alemanha. Cerca de 1.200 unidades foram fabricadas até 1953. A Volkswagem
assumiu a direção da produção da versão nacional do Besouro em março de 1953,
em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. O nome
inicial do veículo era Sedan 1.200. Só em 1959 que a produção do Fusca passou
para a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.
foi ocupado mais adiante pelo Gol, também da Volkswagen. E diferentemente de
Volkswagen, nome de batismo do carro, o “Fusca” que vingou no Brasil foi
atribuído ao modo como os alemães pronunciam a sigla VW.
Sedan Clube do Brasil) em São Paulo durante a segunda edição do Salão do
Automóvel Antigo. Um passeio até o Pico do Jaraguá, na saída da capital
paulista para o interior do estado, inaugurou as atividades do clube. Hoje,
existem mais de 70 clubes de amantes do ‘besouro’ espalhados por todo o país, segundo
a Fundação Brasileira de Veículos Automotores. O Dia Nacional do Fusca é
comemorado em 20 de janeiro.
Recorde
primeiros começam a ser fabricados na década de 30, sua produção só foi encerrada
definitivamente em 2003. O modelo derradeiro foi produzido no México. O segundo
lugar é da Kombi, também Volkswagem, que foi fabricada de 1949 (produção também
iniciada na Alemanha) a 2013.
O anel brucutu
Fusca era alvo de furtos para ser transformada em anel. Tudo porque Roberto Carlos
e outros cantores da Jovem Guarda utilizavam um anel chamado Brucutu, feito com
a peça do carro. À época, a polícia chegou a parar os jovens que eram vistos
nas ruas com o anel do dedo ou com a peça pendurada em um colar.
de 5 mil a 7 mil peças para ser montado. E se você quiser remover o motor dele,
basta soltar as quatro porcas que o prendem ao câmbio, já que ele não tem
suporte próprio.
O Fusca do Itamar
decidiu retomar a produção do Fusca, e concedeu incentivos fiscais. Mas as
vendas não decolaram e a Volkswagem encerreou novamente a fabricação do veículo
três anos depois.
por um recall e, no Brasil, é o carro fora de linha mais emplacado. Em
Portugal, o carro é chamado de Carocha; nos Estados Unidos, de Beetle; em Cabo
Verde, de Baratinha e em Honduras e na Guatemala, de Cucarachita.