Em cartaz no MON, “Lados Lados” fala de vida e ancestralidade

Exposição de André Mendes tem escultura, instalações, mural e até obra digital

Equipe Pinó
05/04/2022 22:35
Thumbnail

André Mendes apresenta exposição "Lados Lados"

Em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição “Lados Lados”, traz obras de André Mendes que falam sobre vida e ancestralidade. “Venho desenvolvendo essa pesquisa desde ‘Estado’ (2018) e ‘Lugar’ (2021), onde o diálogo entre pintura e escultura é escancarado”, diz André. “Minha última transição foi da tinta acrílica para o óleo, que permitiu o acesso a um novo tipo de dimensionalidade. E chamo essa forma pura que saltou da tela de ‘menir’. Assim, com um misto de paz e frieza, peso e leveza, ela se impõe em forma de ocupação de espaço com toda a sua ambiguidade harmônica”, completa.
André Mendes apresenta exposição "Lados Lados"
André Mendes apresenta exposição "Lados Lados"
Com diferentes linguagens já exploradas nos últimos 22 anos, na exposição, Mendes envolve o público por meio de desenho, pintura, escultura, instalações e mural. Destaque, também, para a obra digital listada como NFT, ou seja, um mural que dialoga com a obra digital “Origin”, acessada por meio de realidade aumentada, através de um filtro do Instagram.

Sobre André Mendes e "Lados Lados"

André Mendes já expôs em Portugal, França, Inglaterra, Tailândia e Malásia, e diz que “Lados Lados” é carregada de sutilezas. “São anos de imersão em técnicas para chegar a este resultado. Trata-se de um trabalho no qual confiro atenção especial ao lado de dentro. E essa é uma experiência imersiva que vai do piso ao teto, explorando a arquitetura do Museu. Por isso, criei uma atmosfera por meio de uma gama de cores, que acolhe uma forma fluida, possivelmente do reino mineral, que transcende a compreensão do universo por sugerir uma certa alma”, aponta André.
Já o curador da exposição, Nei Vargas, destaca a polivalência como uma das principais características da trajetória de André. "Ele apresenta uma frequência que dissipa as noções mais elementares entre espaço e tempo, metafísico e material, real e imaginário”, avalia o curador.
Serviço:
“Lados Lados”, de André Mendes
Museu Oscar Niemeyer (MON) - Sala 11
A partir de 31 de março
www.museuoscarniemeyer.org.br
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.