Até dia 9 de junho

Festival Olhar de Cinema apresenta mais de 100 filmes em Curitiba

Equipe Pinó
01/06/2022 11:48
Thumbnail
Começou na última quarta-feira (1º), a 11ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos mais importantes eventos voltados à sétima arte do Brasil. Apesar de retornar ao formato presencial, parte da programação será on-line e seguirá até o dia 9 de junho.
Serão mais de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, exibidos em diversos locais da capital paranaense. No total, serão 10 mostras, dentro de diferentes temáticas:
  • Olhar Respectivo,
  • Olhares Clássicos,
  • Mostra Foco,
  • Pequenos Olhares,
  • Exibições especiais,
  • Mostra Competitiva,
  • Novos Olhares,
  • Outros Olhares,
  • Mirada Paranaense,
  • Olhares Brasil.
Casa Vazia, dirigido por Giovani Borba, faz parte da Mostra Olhares Brasil.
Casa Vazia, dirigido por Giovani Borba, faz parte da Mostra Olhares Brasil.
O coordenador-geral do Olhar de Cinema, Antonio Gonçalves Junior, afirma que o festival é a melhor oportunidade das pessoas em Curitiba conferirem o que está sendo produzido de qualidade no mundo todo. E ele reforça que, na maioria das vezes, são obras que não chegam nas salas de cinema.
“O Olhar de Cinema é um festival que tem como objetivo desde 2012 exibir filmes de todo o mundo, filmes independentes e muitos que, raramente, ou quase nunca, chegam às salas de cinema. Então nós trazemos, durante os nove dias de festival, esse panorama de filmes do mundo inteiro, representado por mais de 40 países. Serão mais de 100 produções”, explica.
As sessões acontecem no Cine Passeio, no Cinemark do Shopping Mueller, na Cinemateca de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer e no Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba. Haverá, ainda, exibições online, de 07/06 até o dia 09/06 no site www.olhardecinema.com.br. Dentro do período, basta verificar a lista de produções disponíveis online no próprio site e fazer a locação da sessão no valor de R$ 6.

Abertura

O filme que abrirá o 11º Olhar de Cinema será o “Vai e Vem” (2023| Brasil | 82’), das cineastas Chica Barbosa e Fernanda Pessoa. Ele conta a história de duas amigas, uma no Brasil e a outra nos Estados Unidos, que trocam cartas fílmicas durante o primeiro ano de pandemia. O longa só será lançado nos cinemas em 2023, pela Boulevard Filmes. Mas, antes disso, os convidados curitibanos poderão assistir, em primeira mão, após a cerimônia de abertura, no dia 1º/06, no Cine Passeio.
“Vai e Vem”, das cineastas Chica Barbosa e Fernanda Pessoa, será exibido na abertura do Festival.
“Vai e Vem”, das cineastas Chica Barbosa e Fernanda Pessoa, será exibido na abertura do Festival.
A curadoria do evento ressalta, também, que muitos dos filmes na programação da 11ª edição, refletem o período pandêmico e de retomada, onde questões referentes a gênero e representatividade são destacadas.

Serviço 11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Data: 1º a 9 de junho de 2022
Programação: www.olhardecinema.com.br 
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.