Depois das manifestações realizadas no entorno da Câmara Municipal durante a terça-feira (13) que culminaram com a invasão do prédio do Legislativo e a suspensão por uma semana da votação do pacote de ajuste fiscal proposto pelo prefeito Rafael Greca (PMN), os servidores de Curitiba mantiveram a mobilização em frente à Câmara na manhã desta quarta-feira (14).
Com caminhões de som, os dirigentes sindicais comemoraram a suspensão da votação – vista como uma vitória do movimento – e convocaram os servidores presentes para uma passeata até o prédio da prefeitura onde seriam recebidos para uma reunião com o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur.
OPINIÃO DA GAZETA: O pacote de Greca e o fascismo sindical
Em um vídeo divulgado pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), o diretor da entidade, Gabriel Conte comemorou os resultados da mobilização de terça-feira (14).
“Ontem, além de barrar a votação, nós conseguimos fazer com que os vereadores reabrissem, ou abrissem pela primeira vez, um canal de negociação com o Executivo. O compromisso ontem foi que hoje a secretária de Governo, junto com o Ministério Público, receba os sindicatos para negociar. Nós esperamos que a secretaria já retire o pacotaço da Câmara de Vereadores”, afirmou o dirigente sindical.
Apesar do encontro com o secretário sinalizar a possibilidade de negociação entre a prefeitura e os servidores, o líder do prefeito na Câmara, vereador Pier Petruzziello (PTB), já adiantou que a base de apoio não cogita recuar da tramitação em regime de urgência e nem retirar os projetos propostos. Segundo ele, a negociação está restrita a apresentação de emendas parlamentares às propostas que já estão prontas para serem analisadas pelo plenário da Câmara.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais