Algumas horas após a Justiça Federal do Distrito Federal determinar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderia mais deixar o Brasil e ordenar a apreensão de seu passaporte na quinta-feira (25), uma postagem da advogada Rosângela Wolff Moro, mulher do juiz Sergio Moro, chamou a atenção no Instagram. Ela postou a imagem de uma balança, símbolo da Justiça, com uma frase de legenda: “A liberdade tem limites que a Justiça impõe”. A frase é atribuída ao escritor francês Jules Renard (1864-1910).
As informações são da coluna Painel, da Folha de S. Paulo. A conta de Instagram de Rosangela é privada – apenas os seguidores que ela aceita podem ver suas postagens.
Sem passaporte, Lula não vai a Etiópia
A decisão do juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, de impedir a saída de Lula do Brasil não tem relação direta com a condenação de Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no processo do tríplex do Guarujá, embora tenha sido usada como justificativa no despacho. A medida teria sido tomada no processo que apura suposto tráfico de influência do ex-presidente na compra de caças suecos, investigada no âmbito da Operação Zelotes.
O ex-presidente estava com viagem marcada para a Etiópia, nesta sexta-feira (25), onde participaria de um evento da FAO, órgão das Nações Unidas de combate à fome. Ele havia informado o TRF-4 sobre a saída do país na semana passada, antes do julgamento. O retorno estava previsto para a segunda-feira (29).
A defesa de Lula se disse estarrecida com a decisão, mas afirmaram que o passaporte será entregue nesta sexta-feira (26) “sem prejuízo das medidas cabíveis para reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir”.
Rosângela Moro e as redes sociais
A advogada é especialista em terceiro setor e advoga há 20 anos e costuma ser bastante ativa nas redes sociais. Ela manteve uma página no Facebook – “Eu MORO com ele” – por um bom tempo, mas resolveu desativá-la no final do ano passado. O juiz não tem perfil no Facebook e a página mantida por sua esposa funcionava como uma espécie de canal de manifestações de apoio a Moro e à Lava Jato. No total, 847,3 mil pessoas seguiam as postagens da mulher do juiz na rede social.
Em entrevista ao colunista da Gazeta do Povo Reinaldo Bessa, Rosângela afirmou que criou a página para retribuir o carinho que o marido recebia de inúmeras pessoas, que mandavam mensagens e até presentes. “eu me senti na obrigação de criar essa página para retribuir o carinho que as pessoas estavam mandando para a minha família, para o Sergio, orações”, disse.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas