• Carregando...
Forças Armadas - Exército - Rio Grande do Sul - Chuvas - RS
As Forças Armadas Brasileiras auxiliaram no resgate de mais de 52 mil pessoas no RS| Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

As Forças Armadas Brasileiras têm atuado, junto às autoridades gaúchas, nos auxílio e resgate de vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. A região tem sido assolada por chuvas torrenciais que causaram enchentes e destruição em diversos municípios do estado. Com o apoio de aeronaves e embarcações, as forças têm dado apoio logístico e coordenado doações ao estado.

Já foram cerca de 10 toneladas de refeições e mantimentos e 15 mil litros de água potável distribuídos. Aproximadamente 17 mil militares, agentes e policiais foram deslocados para atuação nas regiões atingidas pelas chuvas no estado. As forças também disponibilizaram 2.600 viaturas e equipamentos de engenharia, 42 aeronaves, 243 embarcações e um navio multitarefa para auxiliar nos resgastes.

Desde o início das enchentes na região, já foram registradas 95 mortes em decorrência das chuvas, conforme informou a Defesa Civil do estado nesta terça-feira (7). Desses, quatro óbitos seguem em investigação. O órgão também informa que 131 pessoas estão desaparecidas e mais de um milhão já foram afetadas de alguma forma pelos temporais e inundações registradas no estado.

As fortes chuvas já atingiram 401 municípios, ou seja, cerca de 80% das cidades gaúchas e as tempestades ainda podem voltar a castigar o estado gaúcho, conforme os institutos de meteorologia.

Hospitais de campanha são deslocados para RS

As Forças Armadas também estão sendo deslocando para o Rio Grande do Sul, cinco hospitais de campanha para apoio à população. Um deles, localizado em Estrela, já está operando. Um segundo, instalado no município de São Leopoldo, começa o atendimento à população nesta quarta-feira (8).

Durante a madrugada, o Exército transporta via embarcação mais um hospital de campanha para o município de Eldorado do Sul. A previsão é de que a instalação seja concluída nesta quarta (8) e que ele possa começar a operar no mesmo dia.

A Força Área Brasileira e a Marinha do Brasil também estão enviando outras duas instalações para hospitais de campanha. Os locais ainda serão definidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]