O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou uma nova secretaria para coordenar as ações de enfrentamento à crise no Rio Grande do Sul e de reconstrução do estado diante da destruição causada pela chuva e pelas enchentes. O escolhido para comandar a pasta extraordinária foi Paulo Pimenta (PT-RS), que até esta terça-feira (14) era o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Pimenta é gaúcho e é deputado federal licenciado. Inicialmente, o Executivo cogitou a criação de um novo ministério, mas acabou por anunciar que seria uma secretária - a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução.
Segundo informações confirmadas pela Gazeta do Povo, as mudanças foram oficializadas na quarta-feira (15), quando Lula foi ao Rio Grande do Sul para anunciar benefícios e novas ações para socorrer a população gaúcha. A informação foi noticiada inicialmente pelo portal Metrópoles.
Lula se reuniu com ministros do governo e com representantes do Legislativo e do Judiciário para discutir a situação do RS nesta terça-feira.
Além disso, o petista já havia mostrado descontentamento com a falta de comunicação de sua gestão sobre as medidas adotadas pelo Palácio do Planalto no contexto da tragédia no Sul. A questão foi exposta durante reunião ministerial na segunda-feira (13).
Inicialmente, o governo federal cogitou criar um ministério para coordenar as ações de reconstrução do RS. Mas acabou anunciando uma secretaria extraordinária. A matéria foi atualizada às 18h05 da quarta-feira (15).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião