O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, disse, neste sábado (22), que as cirurgias eletivas (que não são de emergência) devem ser retomadas nos maiores hospitais do estado a partir da próxima semana. Os procedimentos estavam suspensos desde o fim de julho, por causa da nova gripe. O objetivo era liberar leitos para pacientes com a doença.
De acordo com Terra, no fim de julho, estavam sendo monitorados 1.003 casos graves da nova gripe. Nesta semana, o número caiu para cerca de 200. "É uma queda importante e existe uma tendência de declínio da epidemia no estado", disse o secretário ao G1.
Apesar dos números, Terra afirma que a epidemia não acabou. "A primeira onda da nova gripe estacionou. Mas pode ser que ocorra outra onda mais para frente. a vantagem é que a temperatura deve aumentar e, assim, deve haver mais casos leves", explicou.
O secretário ainda comentou a suspensão das aulas da rede municipal de Porto Alegre, anunciada na sexta-feira (21). "Não há uma indicação da secretaria estadual sobre esse assunto. Não há trabalho científico no mundo que indique que o número de casos da doença cai quando as aulas são suspensas", disse.
Até sexta-feira, o estado confirmou 93 mortes em decorrência da nova gripe. Terra informou que 147 exames de óbitos suspeitos esperam resultado.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião