Duas escolas municipais de Apucarana, Norte do Paraná, tiveram as aulas suspensas por uma semana, porque alguns alunos e professores apresentaram sintomas de gripe A H1N1. A medida é preventiva e tem como objetivo interromper o ciclo de transmissão do vírus. As atividades serão suspensas nesta quarta-feira (16) e retomadas na próxima quarta-feira (23).
A coordenadora da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de Saúde de Apucarana, Gelcy Marchini, explicou que os 242 alunos da Escola Antonieta Lautenschlager, e as 265 crianças da Escola Joaquim Vicente de Castro, ficarão sete dias em casa. Na primeira escola, dois alunos e uma professora apresentaram os sintomas. Na segunda, foram quatro alunos, três deles na mesma classe.
Todos tiveram os materiais para exame colhidos e devem aguardar os resultados. "A gente não vai esperar o resultado chegar. Então achamos por bem intervir e suspender as aulas", disse. Segundo ela, as crianças doentes ficarão mais tempo em casa: serão 14 dias. "Nesse período em que todas as crianças ficarão afastadas, os pais ou responsáveis deverão ir até as escolas para retirar atividades dos alunos, que farão em casa", disse.
Além disso, os pais ou responsáveis participarão de uma reunião para conhecer os sintomas da nova gripe e receber informações sobre como proceder nesses casos. Ao todo, a cidade tem 30 casos confirmados de gripe A e duas pessoas morreram em decorrência da doença.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink