Valor nutricional
Em 100 gramas de beterraba crua há:
Calorias: 49 kcal
Proteínas: 1,9 g
Carboidrato: 11,1 g
Fibras: 3,4 g
Cálcio: 18 mg
Fósforo: 9 mg
Ferro: 0,3 mg
Potássio: 375 mg
Vitamina B (tiamina e piridoxina): 0,08 mg
Fontes: Embrapa e Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco).
A hortaliça, marcante por sua cor forte, é fonte de ácido fólico, potássio, fósforo e cálcio. Mas, diferente do que diz o senso comum, não é muito recomendado como fonte de ferro e nem tem tanto açúcar quanto muitos imaginam.
A quantidade de ferro presente na beterraba não é suficiente para prevenir anemia e precisa da vitamina C para ser absorvida pelo organismo, segundo a professora de nutrição da Faculdade Evangélica do Paraná, Luciane Gonçalves. "A vitamina C presente na beterraba perde-se no calor e na água. Para aproveitar o seu ferro, o ideal é consumi-la crua com suco de laranja". Para ajudar a prevenir uma anemia, o mais indicado é consumir alimentos de origem animal.
O gosto adocicado da hortaliça vem da quantidade de carboidrato que contém (seu próprio açúcar), maior do que em folhosos e em outras raízes. Em 100 gramas de beterraba há em torno de 11 gramas de carboidrato 3% do total recomendado para a ingestão diária. Quem tem diabete pode incluir sem medo a hortaliça na dieta. "A presença do açúcar é pequena. É preciso ingerir uma quantidade muito grande de beterraba para interferir na glicemia, algo quase impossível", explica a nutricionista Adriana Berger, professora de nutrição da Universidade Tuiuti do Paraná.
O nitrato presente na beterraba, encontrado também nos vegetais verdes e nos folhosos, ajuda a baixar a pressão sanguínea, segundo um estudo publicado na revista americana Hypertension, em 2008. "Os nutrientes da hortaliça também têm efeito diurético, ajudando na hipertensão", afirma a nutricionista Luciane Gonçalves.
Como fonte de vitamina B, a beterraba protege a pele do ressecamento e os fios de cabelo contra a quebra, segundo Morgiana Kormann, nutricionista do departamento de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB). Mas não adianta comer beterraba pensando em melhorar o bronzeado. Ela não tem relação com a melanina, responsável pela pigmentação da pele.
O folato (parte da vitamina B) é um importante nutriente para as gestantes. "Auxilia na formação do tubo neural dos fetos e previne defeitos neurológicos congênitos", diz Morgiana. Sua deficiência também causa anemia. "Em uma xícara de beterraba crua encontra-se um quarto da ingestão diária recomendada deste nutriente."
Na folha da beterraba é onde está a maior concentração de seus nutrientes. "Podem ser consumidas e utilizadas no preparo de patês, refogados, farofas e arroz", diz a nutricionista.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia