• Carregando...

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

As aulas nas escolas públicas do Distrito Federal começam na próxima segunda-feira (3) e todos os 636 estabelecimentos de ensino estarão equipados com os produtos de higiene necessários para a prevenção da gripe suína: sabão líquido, gel alcoólico, termômetro, saboneteira para o gel e o sabão líquido e toalhas de papel.

Isso já é rotina nas escolas. A novidade é o álcool gel, explica o secretário estadual de Educação, José Luiz Valente. O material será distribuído enquanto a Saúde, via ministério, ou secretaria estadual do GDF [Governo do Distrito Federal] , entender que a gente vive uma situação de risco.

Hoje (1°), a Secretaria Estadual de Educação está distribuindo os kits de assepsia a 184 escolas que não receberam a segunda parcela do Programa de Descentralização Adminsitrativa e Financeira nem têm limpeza terceirizada. As 292 que receberam a parcela estão adquirindo o material por conta própria . Já as 224 que têm limpeza terceirizada, receberão da empresa contratada.

Todas as escolas, antes do início das aulas, devem afixar as saboneteiras nos banheiros ou próximas aos lavatórios e distribuir o álcool em gel nas salas dos professores e dos servidores.

De acordo com o secretário, as férias que iriam até o dia 26 - foram prorrogadas em uma semana, não por risco de contaminação entre os alunos, mas para verificação da necessidade de material de higiene nas escolas e para capacitação dos professores sobre a influenza A (H1N1) - gripe suína.

Procuramos passar bastante informação para os professores e uniformizar procedimentos. Ninguém vai dar diagnóstico nem fazer receituário. Identificando o problema, eles vão saber exatamente quem procurar, como procurar e quando procurar, esclareceu Valente. Segundo ele, quando for identificado que um aluno está com os sintomas da gripe A ele será isolado dos demais alunos, os pais serão chamados e serão orientados no sentido de encaminhar o aluno para um posto de saúde. Caso não seja possível localizar os pais, a própria escola levará o aluno para atendimento médico.

Passamos uma semana de bastante trabalho e estamos 100% prontos para esperar os alunos na segunda-feira, garante o secretário de Educação. Todo o trabalho foi feito a partir de orientação da secretaria estadual de Saúde.

Outros estados afetados pela gripe A adiaram por mais tempo o retornos aulas.São Paulo e Rio Grande do Sul decidiram adiarpara o dia 17 de agosto. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Paraná, as aulas recomeçam no dia 10 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]