• Carregando...

Ministério da Saúde reforça estoques de Tamiflu

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (27) que está enviando caixas do medicamento Tamiflu para garantir a disponibilidade nos estoques de todo o país. Até o momento, 1 milhão de caixas foram enviadas. O Tamiflu, cujo princípio ativo é o fosfato de oseltamivir, é usado para combater a gripe. Leia matéria completa.

O estoque paranaense do medicamento Oseltamivir – antiviral popularmente chamado de Tamiflu, utilizado no tratamento contra a gripe – é suficiente para tratar 212 mil pessoas no estado, informou nesta quarta-feira (29) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Parte da quantia, o equivalente para 40 mil casos, está distribuída na rede pública de saúde. O restante está sob responsabilidade do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

Segundo a Sesa, a quantidade disponível de Oseltamivir é suficiente para suprir a demanda anual em hospitais, pronto-socorros e unidades de referência para o tratamento da doença em todos os municípios do estado.

Em caso de necessidade, o medicamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Para receber a dose indicada pelo médico especialista, basta o paciente apresentar prescrição médica válida em uma das unidades de referência. A recomendação também vale para os pacientes que buscaram tratamento na rede particular de saúde.

Desde 2011, os médicos do Paraná estão orientados a prescrever o medicamento para todos os casos suspeitos de gripe, mesmo sem confirmação laboratorial ou agravamento do quadro clínico. O protocolo de atendimento estadual supera as indicações do Ministério da Saúde, que prevê a prescrição apenas para pacientes com suspeita de gripe e que fazem parte dos grupos de risco, ou quando o caso já é grave.

No ano passado, foram registrados em todo o estado 1.125 casos de gripe A H1N1 e quarenta mortes causada pela doença. O pico da gravidade da gripe foi em 2009, quando o Paraná contabilizou 80 mil casos de gripe A e 338 mortes.

Fique atento aos sintomas da gripe:

- Febre repentina- Tosse- Dor de garganta- Dor de cabeça- Dores musculares- Dores nas articulações- Dores nas costas- Falta de ar- Cansaço- Calafrio

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]