Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Lacen fará exames da nova gripe também no período da noite
- Foz do Iguaçu confirma morte de mulher por nova gripe
- Comércio de Londrina terá horário flexível a partir desta sexta
- Aprovado, em 1.ª votação, projeto que dá poderes para prefeito decretar o fim de aglomerações
- Dois milhões de estudantes devem retornar às aulas apenas dia 17
- UEL e escolas estaduais mantêm suspensão de aulas até o dia 17
- Londrina prorroga por mais uma semana suspensão de aulas na rede municipal
- Visitas são limitadas no HU de Londrina
Com três gestantes internadas, entre os 16 pacientes, com suspeitas de gripe A H1N1, o Hospital Evangélico de Londrina está restringindo as visitas para as grávidas e as mulheres que acabaram de dar à luz. Segundo a assessoria do hospital, está sendo permitida somente a presença dos pais. A medida foi tomada depois de uma recomendação da Vigilância Sanitária.
O caso mais delicado é de uma jovem de 24 anos, que está no início da gestação. Está grávida de oito semanas. Segundo a assessoria, ela está sob observação em um dos quartos do hospital. As outras gestantes também estão internadas em quartos.
No início da noite desta quinta-feira (6), 62 pessoas estavam internadas na cidade com suspeita da nova gripe. O levantamento do Jornal de Londrina foi realizado nos hospitais da Irmandade Santa Casa (Iscal), Evangélico, Universitário (HU) e do Coração. A reportagem não conseguiu os números dos hospitais da Zona Norte (HZN), da Zona Sul (HZS) e do Câncer, pois os responsáveis por repassar os dados já não se encontravam nos estabelecimentos.
Nos hospitais administrados pela Iscal são 24 pacientes internados (três no Hospital Infantil, 11 no Mater Dei e dez na Santa Casa). Os casos mais graves são os de duas crianças, uma de quatro e outra de 11 anos, estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Infantil. Segundo a assessoria do hospital, elas estão sedadas e respiram com ajuda de aparelhos.
No Evangélico, os números de internações chegaram a 16. Uma criança de nove meses está internada na UTI. No Hospital do Câncer, o pacientes que estava internado na terapia intensiva foi transferido para o quatro.
Projeto para fim das aglomerações
A Câmara de Vereadores de Londrinaaprovou em primeira votação o Projeto de Lei do vereador Joel Garcia (PDT) que pretende dar poderes ao prefeito para decretar a proibição de aglomerações. A proposta foi apresentada em regime de urgência na sessão da tarde desta quinta-feira (6) e entrou na pauta de votação sem parecer contrário dos vereadores. Para virar lei, é necessário os vereadores votarem a proposta segunda sessão, que ocorrerá na terça-feira (11).
Horário flexível do comércio
A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) anunciou, durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (6), que recomendará a flexibilização no horário de atendimento do comércio e dos prestadores de serviço da cidade em razão do aumento de casos suspeitos da gripe A H1N1. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, principalmente, nos horários de picos do transporte coletivo, uma vez os trabalhadores representam aproximadamente 40% dos usuários.
Suspensão das aulas
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) prorrogou a suspensão das aulas por mais uma semana. Com isso, os alunos da instituição devem retomar as atividades apenas no dia 17 de agosto. Já o setor administrativo continua funcionando normalmente, informou a assessoria de imprensa.
Nesta quinta-feira, o governo do estado decidiu retomar as aulas nas escolas estaduais do Paraná somente no dia 17 de agosto. O novo adiamento foi decido como medida preventiva para contra a gripe A H1N1. Inicialmente a volta das férias aconteceria na próxima segunda-feira (10).
Na quarta-feira (5) a secretaria de Educação de Londrina decidiu prorrogar por mais uma semana a suspensão das aulas na rede municipal de ensino para evitar o contágio da gripe A.