• Carregando...

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou em primeira votação o Projeto de Lei do vereador Joel Garcia (PDT) que pretende dar poderes ao prefeito para decretar a proibição de aglomerações. A proposta foi apresentada em regime de urgência na sessão da tarde desta quinta-feira (6) e entrou na pauta de votação sem parecer contrário dos vereadores. Para virar lei, é necessário os vereadores votarem a proposta segunda sessão, que ocorrerá na terça-feira (11).

O vereador já tinha proposto apresentar o documento no fim do mês de junho, mas ele recuou. Na ocasião, Garcia defendeu que o projeto é uma medida preventiva e o principal objetivo é possibilitar que o prefeito, em caso extremo, possa baixar atos administrativos suspendendo a reunião de pessoas. "Atualmente, o prefeito não pode, por exemplo, suspender as aulas nas escolas e universidades particulares. Não queremos viver uma situação dessas, mas com isso, queremos prevenir e dar ao prefeito poderes de fazer frente a epidemia", comentou.

De acordo com o projeto, o prefeito também poderá impedir a realização de missas, shows, sessões de cinema. "Pela proposta, as autoridades municipais poderão exigir qualquer espaço, seja ele público ou privado, para a instalação de mini-hospitais e centros de emergências. Funcionários municipais também poderão ser remanejados para a secretaria da saúde, caso necessário", explicou.

UEL e escolas estaduais mantêm suspensão das aulas

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) prorrogou a suspensão das aulas por mais uma semana. Com isso, os alunos da instituição devem retomar as atividades apenas no dia 17 de agosto. Já o setor administrativo continua funcionando normalmente, informou a assessoria de imprensa.

A decisão foi tomada numa reunião do Conselho Administrativo (CA) da UEL na manhã desta quinta-feira (6). Até então, a instituição seguia determinação do governo do Paraná de suspender as aulas esta semana. No encontro, também ficou decidido que o CA estará reunido em regime permanente para avaliar estratégias preventivas para a recepção dos alunos no dia 17.

Nesta quinta-feira, o governo do estado decidiu retomar as aulas nas escolas estaduais do Paraná somente no dia 17 de agosto. O novo adiamento foi decido como medida preventiva para contra a gripe A H1N1. Inicialmente a volta das férias aconteceria na próxima segunda-feira (10).

Na quarta-feira (5) a secretaria de Educação de Londrina decidiu prorrogar por mais uma semana a suspensão das aulas na rede municipal de ensino para evitar o contágio da gripe A.

Seguindo as recomendações da secretaria da saúde, a rede particular também disse que analisará a mesma medida, que possivelmente será implantada. De acordo com o presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinep) de Londrina, Marco Antonio de Souza, a definição sobre o retorno das aulas no dia 10 será discutido com os diretores uma reunião na sexta-feira (7).

O medo da gripe A fez com que diversas instituições de ensino, públicas e particulares, de ensino básico e superior, suspendessem as aulas durante esta semana. São mais de 2 milhões de alunos que ficaram sem aulas em todo o Paraná. A data de retomada das atividades está marcada para dia segunda-feira (10).

Até o início da noite desta quarta-feira (5), 66 pessoas estavam internadas nos hospitais de Londrina com suspeitas de gripe A. O Jornal de Londrina realizou um levantamento nos hospitais da Irmandade Santa Casa (Iscal), Evangélico, Universitário (HU), da Zona Norte (HZN) e da Zona Sul (HZS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]