• Carregando...

Segundo o secretário, os dois mortos em Foz do Iguaçu eram moradores da cidade

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

Foram confirmadas mais duas mortes por gripe A H1N1 no Paraná, uma em Foz do Iguaçu, no Oeste, e outra em Maringá, no Noroeste, nesta quarta-feira (5). Com os novos casos, sobe para 27 o número de mortos pela nova gripe no Paraná.

Em Foz, o óbito foi confirmado pelo secretário municipal de saúde, Luiz Fernando Zarpelon. A vítima é uma paciente de 55 anos que morreu no dia 28 de julho. A mulher estava internada desde o dia 23 de julho no Hospital Cataratas. Este é o segundo caso na cidade.

O primeiro óbito confirmado por gripe foi o de uma gestante de 23 anos. Ela havia sido internada no dia 16 de julho no Hospital Costa Cavalcante com quadro clínico grave. A grávida morreu 10 dias depois.

A secretaria ainda aguarda o resultado dos exames laboratoriais de outros sete pacientes que morreram. O número de contaminados pela nova gripe em Foz do Iguaçu é de 23. Já foram descartados 59 casos suspeitos e outros 259 pacientes aguardam resultados de exames.

Em Maringá, um homem de 40 anos que estava internado e que já havia sido diagnosticado com a gripe A H1N1 morreu nesta quarta-feira. Segundo o secretário de saúde, Antonio Carlos Nardi, o paciente estava no hospital desde 24 de julho.

Os números da nova gripe na cidade foram atualizados. Agora são 252 casos notificados, sendo 12 positivos – entre os quais, um óbito – 16 negativos, 26 hospitalizados com suspeita e outros 105 em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não confirmou os números, pois aguarda o resultado de exames complementares que devem determinar se a causa da morte dos dois pacientes foi o vírus H1N1. O balanço oficial da secretaria ainda contabiliza 25 mortes no estado, sendo apenas uma em Foz do Iguaçu e nenhuma em Maringá. Os números foram divulgados pelo o secretário estadual de saúde, Gilberto Martin, na terça-feira (4).

Do total de mortes, 19 ocorreram na região de Curitiba, duas na região de Ponta Grossa, uma na região de Foz do Iguaçu, uma na região de Londrina e duas na região de Jacarezinho. O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (5) pela Sesa informa que 14 vítimas da gripe são homens e 11 mulheres. Três tinham entre zero e 19 anos; 18 tinham entre 20 e 40 anos; e quatro tinham entre 41 e 65 anos.

O Paraná já registra 601 casos da nova gripe. Segundo a Sesa, a diferença de 421 casos em relação ao boletim anterior se dá pela agilidade do Laboratório Central do Estado (Lacen) na realização dos exames. Do dia 27 até a terça-feira haviam sido processadas 1.499 amostras pelo Lacen, o que resulta em média 180 exames realizados por dia.

Um novo balanço do número de mortes e contaminados será publicado na sexta-feira (7).

Regionais de Saúde com casos confirmados

Paranaguá - 7 casos

Curitiba – 435 casos

Ponta Grossa – 17 casos

Irati – 8 casos

Guarapuava - 0

União da Vitória – 1 caso

Pato Branco – 2 casos

Francisco Beltrão – 3 casos

Foz do Iguaçu - 21 casos

Cascavel – 9 casos

Campo Mourão – 8 casos

Umuarama - 3 casos

Cianorte - 7 casos

Paranavaí – 6 casos

Maringá – 13 casos

Apucarana – 4 casos

Londrina – 17 casos

Cornélio Procópio - 27 casos

Jacarezinho – 6 casos

Toledo – 5 casos

Telêmaco Borba – 0

Ivaiporã - 1 caso

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]