Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
Já são cinco mortes confirmadas pela gripe A na região de Maringá
- TV
Gestores de saúde das prefeituras estão reunidos em Maringá para o 25º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. Com o objetivo de definir diretrizes para a gestão municipal no biênio 2009-2011, problemas epidemiológicos como a dengue a influenza A devem pautar a maior parte das discussões. O encontro com representantes de 350 cidades acontece a partir desta quarta-feira (12) e segue sexta-feira (14).
Secretários de 300 municípios já chegaram. As atividades estão divididas em quatro grandes cursos, entre os quais, um sobre vigilância em saúde. "Vamos tratar de dois assuntos importantes. A dengue, que anda meio esquecida nesses tempos, e a influenza A", explicou o secretário de saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
A programação ainda vai tratar de subsídios para o aperfeiçoamento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). No último dia será realizada a mesa redonda e a plenária final da Assembléia de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e Eleição da Diretoria do Cosems/PR.
Gripe na região
Foram confirmadas nesta quarta-feira (12) mais três mortes por gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, na região de Maringá. A informação está no 45º Boletim Epidemiológico sobre a doença divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Entre as vítimas estão duas crianças, com morte nos dias 7 e 10 deste mês, e um adulto, que morreu no dia 3.
As mortes foram registradas como sendo da 15ª Regional de Saúde, que abrange diversos municípios da região. O secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, disse que ainda não foi informado dos novos óbitos e, por isso, não pode confirmar o município em que ocorreram. A regional tem 27 casos confirmados.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira