Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
Vítimas seriam um homem de 41 anos e uma criança de 3 anos
- TV Cultura
- Comércio e indústria mudam horário para prevenir contágio pela gripe A
- Gripe cancela eventos culturais e religiosos em Maringá
- Escolas Municipais de Maringá decidem suspender as aulas
- Comitê contra a gripe A anuncia medidas para bares e restaurantes
- Campo Mourão confirma duas mortes por gripe A; são três na região
- Gripe A e dengue estão na pauta de discussões dos secretários de saúde
Foram confirmadas nesta quarta-feira (12) mais três mortes por gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, na região de Maringá. A informação está no 45º Boletim Epidemiológico sobre a doença divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Entre as vítimas estão duas crianças, com morte nos dias 7 e 10 deste mês, e um adulto, que morreu no dia 3.
As mortes foram registradas como sendo da 15ª Regional de Saúde, que abrange diversos municípios da região. De acordo com a assessoria de impresa da Prefeitura de Maringá, das três mortes confirmadas nesta quarta, duas aconteceram em Maringá. As vítimas seriam um homem de 41 anos e uma criança de 3 anos. A regional tem 27 casos confirmados.
As duas primeira mortes também foram registradas em Maringá, a mais recente confirmada no último sábado (8). A região chega agora a cinco mortes pela doença.
O boletim confirma também duas mortes registradas pela 13ª Regional de Saúde, de Cianorte. Trata-se de um homem, que morreu no dia 5 deste mês, e de uma mulher, falecida no dia 6. A 13ª Regional tem 25 casos confirmados.
Nesta terça (11) foram confirmadas três mortes na região de Campo Mourão: uma em Luiziana e duas no próprio município de Campo Mourão.
Congresso
Gestores de saúde das prefeituras se reuniram em Maringá para o 25º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, nesta quarta. O objetivo do evento foi definir diretrizes para a gestão municipal no biênio 2009-2011 no que diz respeito aos problemas epidemiológicos como a influenza A.
Casos de Gripe A (H1N1) acompanhados pela Secretaria de Saúde de Maringá até o dia 12 de agosto de 2009:
Notificados (casos suspeitos) - 614
Positivos - 22
Negativos - 23
Hospitalizados 61 dos quais 6 em UTI
Monitoramento domiciliar 203
Saíram da quarentena - 307
Óbitos 4 casos confirmados
Paraná
Em todo o Paraná, são 58 vítimas.As mortes confirmadas ocorreram entre o período de 14 de julho até a última segunda-feira (10). Assim, a média foi de 2,18 vítimas por dia.
A regional de saúde de Curitiba segue com o maior número de óbitos pela gripe A(H1N1): ao todo, foram 32 casos. Nos municípios do entorno de Maringá (Noroeste), foram contabilizadas cinco mortes, enquanto as regionais de Foz do Iguaçu (Oeste) e Jacarezinho (Norte Pioneiro) registraram três cada. Outras regionais da Sesa que confirmaram óbitos foram Campo Mourão (2), Cascavel (2), Cianorte (2), Pato Branco (2), Toledo (2), Apucarana (1), Londrina (1), Ponta Grossa (1), Telêmaco Borba (1) e União da Vitória (1).
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil
Deixe sua opinião