Apesar da chuva que caiu durante todo o fim de semana, muitos curitibanos aproveitaram os dias de folga para tomar a vacina contra a gripe A (H1N1). O índice de vacinação de jovens de 20 a 29 anos é de 93,15%, com mais de 318 mil doses aplicadas. Os grupos de gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e portadores de doenças crônicas, que já haviam ultrapassado o índice 100%, imunizaram ainda mais pessoas. Já foram vacinadas mais de 21 mil mulheres grávidas, 48 mil crianças e 220 mil pessoas com doenças crônicas.
No sábado (24), começou a campanha de imunização para os idosos, que também recebem as vacinas contra a gripe sazonal. Até o início da manhã desta segunda-feira (26), quase 19% já haviam recebido a dose da vacina contra a gripe sazonal. O índice de vacinação entre os idosos que declararam serem portadores de doenças crônicas é de 75%.
Calendário
Os idosos podem se imunizar até o dia 7 de maio. As crianças entre seis meses e dois anos também recebem a segunda dose da vacina neste período. Entre os dias 10 e 21 de maio será a vez dos adultos entre 30 e 39 anos se protegerem contra a gripe A (H1N1).
O Paraná ainda não atingiu a meta de vacinação no grupo de adultos jovens, entre 20 e 29 anos. A imunização foi de 71% dos paranaenses dessa faixa etária, enquanto a meta do Ministério da Saúde é alcançar ao menos 80%. O ministério e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estudam se haverá ou não prorrogação dessa etapa e devem anunciar a decisão nesta terça-feira (27).
Confira os dez cuidados para combater a Gripe A
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou