300 amostras que estão na Fiocruz, no Rio de Janeiro, aguardando análise, retornarão ao Paraná
O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) zerou, no domingo (23), a fila de espera por exames para detecção da gripe A H1N1, também conhecida como gripe suína. Ao todo, a instituição já fez 6,3 mil testes, cujos últimos resultados devem ser divulgados nesta segunda-feira (24). Segundo o diretor-geral do Lacen, a partir de agora, todos os resultados de exames devem ser divulgados em, no máximo, 48 horas.
As últimas amostras que estavam pendentes foram coletadas entre os dias 16 e 27 de julho. Segundo o Lacen, elas ficaram aguardando em razão da grande quantidade coletada naquele período e pela prioridade dada aos resultados de casos graves e óbitos. Em entrevista ao telejornal Paraná TV 1ª edição, da RPC TV, Marcelo Pionetto, diretor-geral do órgão, contou que nesta segunda-feira solicitou à Fiocruz, do Rio de Janeiro, 300 amostras de material de pacientes do Paraná que estavam no laboratório aguardando análise.
O Lacen começou a processar amostras de casos suspeitos da gripe A no dia 27 de julho. "É bom que a população saiba que o Lacen é o único laboratório do país que processa amostras exclusivamente de seu próprio estado. A Fiocruz, por exemplo, recebe material de sete estados diferentes", disse Pionetto ao Paraná TV. "Com isso, foi possível zerar a fila daqui em menos de 30 dias. Assim temos um quadro epidemiológico mais bem definido hoje". Segundo ele, no Paraná são processados 450 exames por dia.
O diretor-geral do laboratório afirmou ainda que a rapidez para se obter o resultado de exames no Paraná é o fator que faz com que o estado apresente um maior número de mortes decorrentes da doença em comparação com outras localidades. Por fim, Pionetto lembrou que, de acordo com o último protocolo do Ministério da Saúde, os exames agora são realizados apenas em pacientes em estado grave, em casos de óbitos, gestantes, ou de cidades que não têm casos confirmados.
Paraná tem 142 mortes
O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na sexta-feira (21), confirmou 23 novas mortes no Paraná por causa da gripe A (H1N1). Com isso, o total de óbitos no estado chegou a 142. Das 23 novas mortes, seis foram registradas na região de Curitiba. Houve também a confirmação da primeira morte na região de Guarapuava.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast