Um homem morreu em Rolândia, vítima da nova gripe. Em Londrina, o medo da doença muda a rotina de bancos e escolas

CARREGANDO :)

Mortes no Paraná chegam a 119

Doze novas mortes foram confirmadas no Paraná por causa gripe A H1N1, de acordo com o 48º Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgado nessa quarta-feira (19). Ao todo, 119 óbitos aconteceram no estado em decorrência da nova gripe.

Leia matéria completa.

Publicidade

Morreu na tarde desta quarta-feira (19) o segundo paciente de Rolândia, Norte do Paraná, vítima de gripe A H1N1 que estava internado em Londrina. Este é o segundo caso daquela cidade que morre em Londrina. O primeiro foi uma mulher, de 27 anos, que não resistiu e morreu na tarde de terça-feira (18). Ao todo, Londrina tem dois óbitos por gripe A e quatro pessoas de outras cidades morreram internadas na cidade.

O secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, confirmou a morte do homem, de 36 anos, por volta das 15h30 desta quarta-feira. "O paciente tinha gripe A porque exames comprovaram a doença, mas ele tinha outras doenças que agravaram o quadro", explicou Agajan.

Foi no dia 5 de agosto que o paciente apresentou sintomas de gripe e procurou atendimento no Hospital San Rafael em Rolândia. De lá, no dia seguinte, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Londrina. "Como ele agravou, foi transferido imediatamente para Londrina. Desde então foi piorando até morrer nesta tarde", afirmou.

Agajan garantiu que o paciente foi medicado com o Tamiflu ainda quando procurou atendimento em Rolândia. Ele não tinha qualquer relação com a mulher, de 27 anos. Ao todo, Londrina atingiu 127 casos confirmados da nova gripe, dos quais, conforme disse o secretário, 122 já foram tratados e liberados, três ainda apresentam sintomas de gripe, e dois foram a óbito.

Internados em hospitais de Londrina estão 78 pacientes de Londrina e 19 de outros municípios. Nas UTIs, 12 internados são de Londrina e oito de outros municípios. De acordo com Agajan, há pacientes de diversas cidades internados em Londrina, entre elas Ibiporã, Abatiá, Nova Fátima, Bela Vista do Paraíso, Rolândia, Cambé, Santo Antônio da Platina, Sertanópolis e Porecatu.

Publicidade

Mortes em Londrina

A Secretaria da Saúde de Londrina confirmou, no fim da manhã desta segunda-feira (17), a morte de mais um morador da cidade em razão da gripe A H1N1. A vítima é uma mulher de 32 anos que morreu no domingo (16), ela estava internada desde o dia 10 de agosto no Hospital Universitário (HU).

No sábado (15), a Saúde confirmou a morte de uma mulher de 52 anos, que trabalhava no serviço público, e morreu na noite da sexta-feira (14) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, administrado pela Irmandade Santa Casa (Iscal)

Mortes de outras cidades

Morreu às 17 horas desta terça-feira (18) mais pessoa vítima de gripe A H1N1 em Londrina. Ela era de Rolândia e procurou atendimento no dia 6 de agosto, mas recusou internação. A paciente piorou e voltou a ser internada no dia 10.

Publicidade

A secretaria de Saúde já registrou outras duas mortes no município provocadas pela gripe A. O primeiro óbito foi de um representante comercial de Curitiba que morreu no Hospital do Coração no dia 21 de julho. Ele tinha 31 anos.

A segunda morte foi a de uma moradora de Ibiporã, no Norte do Paraná, que morreu no dia 4 de agosto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei. A mulher, de 37 anos, era um caso já confirmado de gripe A e foi transferida de Ibiporã já doente, em razão da gravidade do estado de saúde.