Cronograma de vacinação contra gripe A H1N1
Terceira fase de 5 a 23 de abril: adultos de 20 a 29 anos.
Quarta fase de 24 de abril a 7 de maio: Portadores de doenças crônicas e pessoas com 60 anos ou mais e a segunda dose para crianças entre seis meses a dois anos.
Quinta fase de 10 a 21 de maio: adultos de 30 a 39 anos.
O Paraná não atingiu a meta de vacinação dos adultos jovens entre 20 e 29 anos. A imunização desse grupo terminou no sábado (24), com 71% dos paranaenses dessa faixa etária vacinados o que corresponde a 1.347.247 pessoas. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar pelo menos 80% da população de cada fase. O ministério e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estudam se haverá ou não prorrogação dessa etapa da campanha. A decisão deverá ser anunciada na terça-feira (26), de acordo com a Sesa.
Segundo uma pesquisa do ministério, 40% das pessoas entre 20 e 29 anos que não tomaram a vacina no país alegaram falta de tempo. Esse grupo registrou 20% das mortes do estado ocasionadas pela doença em 2009. Somando-se todos os grupos (doentes crônicos, gestantes, crianças até 2 anos incompletos, profissionais de saúde, indígenas e jovens de 20 a 29 anos) , 2,8 milhões de pessoas foram vacinadas no Paraná até o momento.
Vacinação dos idosos
Aproximadamente 55% dos doentes crônicos com 60 anos ou mais foram vacinados contra gripe A H1N1, de acordo com a Sesa, um total de 125.843 pessoas desse grupo foram imunizadas. A campanha dos idosos com doenças crônicas começou no sábado (24) e o balaço da Sesa levava em conta os dados até a manhã de segunda-feira (26), por volta das 10 horas. Essa etapa da vacinação vai até 7 de maio.
Já com relação aos idosos com 60 anos ou mais que não são doentes crônicos -, aproximadamente 11% já receberam a dose, o que corresponde a 133,9 mil pessoas.
Os idosos também podem aproveitar para tomar vacina conta a gripe sazonal (gripe comum). Nesse caso, será aplicada uma dose em cada braço. A Sesa ainda não tinha dados sobre a imunização contra a gripe comum.
Outros grupos
De acordo com a Sesa, o Paraná vacinou 100% dos profissionais de saúde envolvidos no combate a pandemia, dos indígenas, das crianças de seis meses a dois anos incompletos e dos doentes crônicos com menos de 60 anos.
Já com relação às gestantes, 70% receberam a vacina contra a nova gripe 99.209 grávidas. Aquelas que ainda não tomaram a vacina têm até o final da campanha para procurarem as unidades básicas de saúde. A imunização para esse grupo acaba em 21 de maio.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou