Calendário
Confira as próximas etapas de vacinação contra a nova gripe:
22 de março a 2 de abril
Gestantes em qualquer idade gestacional, doentes crônicos e crianças com idade entre 6 meses e 2 anos
5 a 23 de abril
População de 20 a 29 anos
24 de abril a 7 de maio
População com mais de 60 anos, com doenças crônicas
10 a 21 de maio
População de 30 a 39 anos
Fonte: Ministério da Saúde
No Paraná, 99.689 pessoas já receberam a vacina contra a gripe A (H1N1), a gripe suína. Foram vacinados no estado 90.755 profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da doença (75% do total) e 8.934 índios (70%). Na próxima segunda-feira começam a ser vacinados os doentes crônicos com menos de 60 anos, as crianças de 6 meses a 2 anos, e as gestantes. Em Curitiba, a vacina para a nova gripe estará disponível nas 108 unidades municipais de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, todas as grávidas devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa, em 2 de abril, poderão se imunizar nas fases seguintes. Na vacinação das crianças, a orientação é que os pais levem o cartão de vacinação do filho. As crianças receberão uma dose dividida. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira.
Também devem devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins e fígado, além de diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos, de acordo com o ministério. Os pacientes devem levar aos postos de vacinação documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se a tiverem.
Os idosos, no entanto, devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum.
Etapas
A primeira fase da vacinação terminou ontem. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, não foram registradas reações adversas graves. Poucas pessoas apresentaram sintomas e eles foram leves, como dor no local da aplicação e febrícula, de acordo com a pasta.
Os municípios estão enviando os dados e os números da cobertura vacinal irão subir. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, oferecendo 91 milhões de doses para todo o Brasil. No Paraná, 5 milhões de pessoas devem ser vacinadas.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião