Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
A decisão sobre a volta às aulas em Ibiporã, Norte do estado, ficou para a próxima terça-feira (8). As atividades escolares na rede municipal estão suspensas desde o dia 31 de agosto, em razão do aumento dos casos suspeitos de gripe A H1N1 entre professores e alunos, e estavam previstas para serem retomadas no dia 8.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, uma reunião na manhã desta sexta-feira (4) entre os Conselhos Municipais de Educação e Saúde decidiram dar um recesso nas aulas na terça-feira para a situação da doença ser avaliada no fim de semana.
"A mudança do clima, com chuva e temperaturas mais amenas, fez com que esperássemos passar o fim de semana e o feriado para avaliarmos melhor a situação. Na terça-feira, estarei com um mapa epidemiológico dos últimos dias e, a partir do que for constatado, decidiremos se as aulas voltam ou não", explicou.
A secretária afirmou que se houver a necessidade que as atividades se mantenham suspensas a Secretaria poderá novamente recorrer à Justiça para suspender as aulas na rede estadual. Na quarta-feira (2), uma medida cautelar mandou paralisar as aulas na Escola Estadual San Rafael e na Escola Especial da Apae.
A diretora da Escola San Rafael, Rosângela Ber, revelou que a instituição estava sofrendo com a falta de professores afastados com sintomas de gripe desde que as atividades foram retomadas no dia 17 de agosto. Do quadro de 70 profissionais, quatro tiveram a confirmação da nova gripe. "Estávamos com uma defasagem de aproximadamente quatro professores por período. Entre os alunos, tivemos a confirmação do caso de uma aluna. Ainda estamos com a pedagoga do período da manhã afastada com caso confirmado e tomando Tamiflu, além da nossa secretária ser um caso suspeito tomando o antiviral", disse.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia