Escolas, colégios e faculdades particulares devem dar continuidade às aulas. Esta foi a recomendação dada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Noroeste do Paraná (Sinepe) depois de uma reunião realizada neste sábado (8), na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O sindicato afirma que as instituições têm autonomia para decidir se param ou não, mas muitas já aderiram à paralisação dos estudos por causa da gripe A. O Sinepe representa 350 instituições de ensino de 104 cidades do noroeste do Paraná.

CARREGANDO :)

De acordo com o presidente do Sinepe, José Carlos Barbieri, participaram da assembleia autoridades e representantes da área da saúde e do setor sanitário de Maringá. Segundo Barbieri, profissionais da saúde garantem que a gripe A está sendo acompanhada na cidade e está sob controle, não havendo motivo para a paralisação das aulas. "Mas, cada instituição tem autonomia para decidir", disse.

Boa parte dos colégios particulares já aderiu à paralisação e deve retornar as aulas só no dia 17. O colégio Marista decidiu que a partir de segunda as atividades vão ser interrompidas. Na noite da última sexta-feira, o Centro Universitário de Maringá (Cesumar) também divulgou que só retorna às aulas no dia 17.

Publicidade

O Reitor do Cesumar que é presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe),Wilson Matos afirmou por meio de nota que há a necessidade da adoção de medidas preventivas para a contenção do avanço da gripe A em Maringá e região. "Para o quadro sanitário ora instalado a melhor solução é diminuir o agrupamento de pessoas." Cerca de 15 mil alunos ficam sem aulas durante o período.

No mês passsado, o Cesumar havia paralisado as uals do curso de Turismo por causa de uma aluna que estava com suspeita da nova gripe, mas as aulas retornaram em uma semana.

Vítimas da gripe A

Uma criança de três anos morreu no fim de semana com suspeita da nova gripe. Ela estava internada na Santa Casa. O Secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, confirmou a suspeita e disse que os exames que vão atestar a morte da criança devem ficar prontos na terça-feira (11). Maringá tem duas mortes pela gripe A confirmadas.

Veja também
  • Maringá cria comitê para combater a gripe A
  • Paraná tem 31 mortes e 784 confirmações
  • Maringá confirma segunda morte por gripe A
  • Igreja Católica suspende reuniões e reduz tempo de missas
  • Gripe pesa nas contas públicas
  • Tire suas dúvidas sobre a gripe A
Publicidade