Serviço
A população pode se vacinar em qualquer unidade de saúde. Confira os endereços dos postos de saúde de Curitiba.
Calendário de vacinação da gripe A
1ª Etapa
- Entre 8 e 19 de março : trabalhadores da área da saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;
2ª Etapa
- Entre 22 de março e 21 de maio: gestantes;
- Entre 22 de março e 23 de abril: crianças de seis meses a dois anosde idade; e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;
3ª Etapa
- Entre 5 de abril e 23 de abril: população com idade entre20 e 29 anos;
4ª Etapa
- Entre 24 de abril e 7 de maio: idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;
5ª Etapa
- Entre 10 de maio a 21 de maio: população com idade entre30 e 39 anos.
Aproximadamente 30% dos doentes crônicos do Paraná se vacinaram contra a gripe A H1N1 até esta segunda-feira (5), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A estimativa do órgão era de que 730 mil pessoas desse grupo tivessem sido imunizadas contra a nova gripe no estado até sexta-feira (2), porém, até o momento, somente 219 mil doentes crônicos foram vacinados. Como o índice de imunização está abaixo da meta, o Ministério da Saúdedecidiu prorrogar a segunda etapa da vacinação até dia 23 de abril essa fase da campanha, inicialmente, seria encerrada em 2 de abril.
Além dos doentes crônicos, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos também poderão receber a dose contra a gripe A até dia 23 de abril. De acordo com a Sesa, o número de grávidas vacinadas também ficou abaixo do esperado. Cerca de 40% das 140 mil foram imunizadas, o que corresponde a 56 mil gestantes em todo o estado. A mulher que descobrir que está grávida após 23 de abril também poderá ser vacinada.
Já com relação às crianças entre seis meses e dois anos, aproximadamente 60% das 226 mil receberam a vacina o que representa 136 mil pessoas.
Terceira fase
A terceira fase da campanha de imunização contra a gripe A começa nesta segunda-feira (5) e vai até o dia 23 de abril. Nessa etapa da campanha devem ser vacinados os adultos jovens entre 20 e 29 anos. Esse grupo foi o mais atingido pela gripe A em 2009, registrou 20% das mortes do país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% dos 35,1 milhões de brasileiros nessa faixa etária o que equivale a 28,8 milhões de pessoas entre 20 e 29 anos.
No Paraná, a estimativa da Sesa é de que 1,8 milhão de adultos jovens sejam vacinados. E em Curitiba, 272,8 mil pessoas devem receber a dose contra a gripe A, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.
Vacinação na UFPR
A vacinação está sendo feita em unidades básicas de saúde. Para estudantes e servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além dos postos de atendimento, estava prevista a imunização na própria instituição nos quatro campi da UFPR: Centro Politécnico, Jardim Botânico, Agrárias e Reitoria .
No entanto, por meio de nota oficial, a universidade informou, no início da tarde desta segunda-feira (5), que a campanha de vacinação foi suspensa temporariamente. Segundo a UFPR, houve problemas técnicos no recebimento das doses da vacina contra a gripe A H1N1. Quando o material necessário for liberado, a vacinação será realizada. Até as 15h, as novas datas da campanha não haviam sido definidas.Vacinação na Universidade Positivo
Do dia 5 a 7 de abril, a Universidade Positivo terá postos para aplicar doses da vacina. Além de professores, funcionários e alunos, a comunidade externa que estiver na faixa etária entre 20 e 29 anos também poderá receber a vacina.
Os postos estão localizados nos blocos amarelo, azul e bege no Câmpus Ecoville. O atendimento acontecerá das 8h às 13h e das 17h às 21h.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura