O desfile do Dia da Pátria preocupa as autoridades de saúde porque reúne muitas crianças| Foto: Prefeitura de Campo Mourão

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

CARREGANDO :)

Os municípios de Apucarana (Norte) e Campo Mourão (Noroeste) adiaram o desfile de 7 de setembro deste ano, temendo que o evento provoque a proliferação da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. As cidades ainda pretendem realizar a festividade, que celebra o aniversário da independência do Brasil, mas em outras datas, quando o risco de contrair a doença esteja menor.

Publicidade

Campo Mourão definiu que o desfile ocorrerá em 10 de outubro, data do aniversário do município. O evento deve reunir cerca de três mil pessoas, segundo estimativa da prefeitura local. "Temos que dar o exemplo e nos prevenir de todas as formas, assegurando que as pessoas não corram riscos em situações de aglomeração, ou que possam ter muito contato pessoal, e transmitir o vírus", disse, em nota, a vice-prefeita da cidade, Regina Dubay.

Além do desfile, o município também cancelou as festividades dos 49 anos do distrito de Piquirivai, que seriam realizadas nesta quarta (19), e a passeata do Programa Viva Mais, no dia 21 de agosto. A decisão foi anunciada nesta segunda (17).

Já Apucarana estuda a possibilidade de realizar o desfile em 15 de novembro, data em que é celebrada a proclamação da República. A proposta está sendo apreciada pelo prefeito da cidade, João Carlos de Oliveira (PMDB).

O desfile reúne entre 12 e 15 mil pessoas, de 85 entidades. "Neste evento nós temos cerca de 10% da população reunida. É uma coisa muito grande e importante para o município" afirma Rapahel Branco, diretor cultural da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap), que organiza o evento.

A suspensão foi definida na última sexta-feira (14), durante reunião com militares, diretores de escolas e demais representantes das entidades que participam da festividade. "Não houve imposição da prefeitura. Foi uma decisão da maioria", diz Branco.

Publicidade

Casos confirmados e mortes

A região de Campo Mourão, onde funciona a 11ª Regional de Saúde, tem 42 casos confirmados da doença, com 5 mortes. Na 16ª Regional de Saúde, em Apucarana, são 22 casos confirmados, com duas mortes. Os dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta segunda (17).