Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
Os municípios de Apucarana (Norte) e Campo Mourão (Noroeste) adiaram o desfile de 7 de setembro deste ano, temendo que o evento provoque a proliferação da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. As cidades ainda pretendem realizar a festividade, que celebra o aniversário da independência do Brasil, mas em outras datas, quando o risco de contrair a doença esteja menor.
Campo Mourão definiu que o desfile ocorrerá em 10 de outubro, data do aniversário do município. O evento deve reunir cerca de três mil pessoas, segundo estimativa da prefeitura local. "Temos que dar o exemplo e nos prevenir de todas as formas, assegurando que as pessoas não corram riscos em situações de aglomeração, ou que possam ter muito contato pessoal, e transmitir o vírus", disse, em nota, a vice-prefeita da cidade, Regina Dubay.
Além do desfile, o município também cancelou as festividades dos 49 anos do distrito de Piquirivai, que seriam realizadas nesta quarta (19), e a passeata do Programa Viva Mais, no dia 21 de agosto. A decisão foi anunciada nesta segunda (17).
Já Apucarana estuda a possibilidade de realizar o desfile em 15 de novembro, data em que é celebrada a proclamação da República. A proposta está sendo apreciada pelo prefeito da cidade, João Carlos de Oliveira (PMDB).
O desfile reúne entre 12 e 15 mil pessoas, de 85 entidades. "Neste evento nós temos cerca de 10% da população reunida. É uma coisa muito grande e importante para o município" afirma Rapahel Branco, diretor cultural da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap), que organiza o evento.
A suspensão foi definida na última sexta-feira (14), durante reunião com militares, diretores de escolas e demais representantes das entidades que participam da festividade. "Não houve imposição da prefeitura. Foi uma decisão da maioria", diz Branco.
Casos confirmados e mortes
A região de Campo Mourão, onde funciona a 11ª Regional de Saúde, tem 42 casos confirmados da doença, com 5 mortes. Na 16ª Regional de Saúde, em Apucarana, são 22 casos confirmados, com duas mortes. Os dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta segunda (17).
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024