Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Região de Maringá tem mais 3 mortes por gripe A
- Número de mortos por causa da nova gripe sobe para 59 no Paraná
- Campo Mourão confirma duas mortes por gripe A; são três na região
- Sindicato quer restrição do atendimento nas agências bancárias de Londrina
- Comitê contra a gripe A anuncia medidas para bares e restaurantes
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu nesta quarta-feira (12) que adiará o retorno às aulas por mais uma semana por causa da gripe A H1N1. A nova data para o retorno às atividades é 24 de agosto. Esse é o terceiro adiamento ocasionado pela gripe suína. Inicialmente o retorno aconteceria no dia 10 agosto, a seguir foi alterado para dia 17 e agora para dia 24.
De acordo com a assessoria de imprensa da UFPR, o tempo sem aula será utilizado para preparar os professores, servidores e alunos para a volta às aulas e também para tomar providências que diminuam o risco de contágio da nova gripe.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, afirmou que o Conselho Universitário (Coun) decidiu pelo adiamento porque a partir da sétima semana da pandemia no estado (que começa no próximo dia 24), o contágio do vírus já deverá estar estabilizado. "A intenção é evitar ao máximo a disseminação do vírus entre a comunidade acadêmica", disse Akel Sobrinho.
Mesmo com o novo adiamento, de acordo com o reitor, o calendário acadêmico será encerrado em 2009. A previsão é de que o ano letivo acabe no dia 22 de dezembro. "Inicialmente não há intenção de avançarmos para 2010. Até porque isso trará inconvenientes aos alunos", afirmou o reitor.
Akel Sobrinho disse ainda que a universidade intensificará a mobilização e a prevenção contra a gripe suína. Os banheiros de todos os campi terão álcool gel, sabonete e toalha de papel. Além disso, serão tomadas medidas especiais nos restaurantes universitários (RUs) e nas bibliotecas da instituição.
Vestibular
O Núcleo de Concursos estuda a possibilidade de adiar o vestibular da UFPR. O adiamento foi pedido pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, a primeira fase do processo seletivo está marcada para 15 de novembro e a segunda fase para 6 e 7 de dezembro.
Universidade Tecnológica Federal voltará às atividades no dia 24
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também decidiu adiar a volta às aulas para o próximo dia 24, como medida preventiva para evitar a disseminação do vírus H1N1. A nova data do retorno às atividades é válida para os 11 campi da instituição (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo).
O Conselho Diretivo da instituição se reunirá na quinta-feira (13) para decidir como ficará o calendário acadêmico da UTFPR.
A Universidade Tecnológica informou ainda que tem investido em medidas preventivas e de higiene contra a nova gripe.
Novo adiamento na UEL
No Norte do Paraná, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) também anunciou um novo adiamento. Com a nova decisão, os alunos só devem retornar às aulas no dia 31 de agosto.
Escolas particulares
O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR) marcou assembleia para quinta-feira (13), na qual avaliará o resultado da paralisação das aulas em virtude da gripe A. Os representantes das escolas particulares também decidirão se haverá nova recomendação para o adiamento das aulas ou se as atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (17).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião