Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Escolas da rede particular de Londrina também prorrogam suspensão de aulas
- Mais uma semana sem aulas
- UEM e colégios estaduais mantêm suspensão de aulas até 17 de agosto
- Dois milhões de estudantes devem retornar às aulas apenas dia 17
- Prorrogada a suspensão de aulas nas escolas municipais de Curitiba
- UFPR prorroga suspensão e aulas serão retomadas no dia 17
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou na manhã desta sexta-feira (7) que manterá a suspensão das aulas até o próximo dia 17 de agosto em todos os 11 campi da instituição. O adiamento do início do semestre, que estava marcado inicialmente para a próxima segunda-feira (10), foi decidido como medida preventiva à proliferação do vírus Influenza A (H1N1), informa nota divulgada pela universidade.
A UTFPR tem unidades nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. A instituição afirma ainda que todas as formaturas marcadas para os próximos dias serão feitas em gabinete e que os demais eventos da universidade estão suspensos.
Cartazes informando as maneiras de se prevenir da doença foram colocados nos locais de maior circulação dos campi e foram tomadas medidas para aumentar a higienização dos ambientes e a conscientização dos servidores.
Mais uma semana sem aulas no Paraná
Além da UTFPR, as universidades estaduais, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e todas as escolas da rede pública estadual e da rede pública municipal de Londrina e de Curitiba adiaram o início das aulas do segundo semestre para o dia 17.
Para as escolas particulares, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Estado do Paraná (Sinepe-PR) divulgou uma orientação para que a mesma medida seja tomada, embora cada instituição tenha autonomia para decidir se acatará ou não a recomendação.
Outras instituições, como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Uniandrade e a Uninter, também divulgaram comunicados afirmando que vão adotar a suspensão das aulas até o dia 17. A justificativa, em todos os casos, é a prevenção contra a proliferação do vírus da nova gripe.
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024
Deixe sua opinião