Goste ou não, é preciso admitir que o jogo Pokémon Go é uma das maiores febres dos últimos tempos. Disponível no Brasil desde a última quarta-feira (3), o aplicativo da Niantic lança mão da realidade aumentada e leva os usuários – crianças, adolescentes e adultos – a caçar os “monstros de bolso” utilizando a câmera do celular e a duelar com outros jogadores.
Para ajudar o usuário a se tornar um verdadeiro mestre Pokémon, a Gazeta do Povo selecionou algumas dicas bastante úteis na hora de se aventurar pelo app. Confira:
1. Foque no comum
Embora a lista de Pokémons seja imensa, alguns deles são mais comuns que outros no jogo. A dica é que o usuário foque na captura dos primeiros, como Pidgey e Caterpie, pois eles evoluem mais rápido e fazem com que o jogador suba de level rapidamente.
2. Comece como Ash Ketchum
Por mais que haja uma infinidade de Pokémons, a vontade de iniciar o jogo com um Pikachu, como faz Ash Ketchum no desenho animado, é muito grande. Acontece que o monstrinho só poderá ser o primeiro do usuário se for utilizado um pequeno truque.
Logo que o jogador inicia sua jornada aparecem três bichos: Squirtle, Charmander e Bulbasaur. Ignore o trio e continue andando. Caso eles reapareçam, ignore mais uma vez. Depois de um tempo, aparecerá um Pikachu. Pronto!
Confira o vídeo produzido pelo site Game Informer que explica a tática:
3. Invista nos ovos e ande em linha reta
Às vezes, o usuário ganha ovos surpresa nas pokéstops – paradas espalhadas pela cidade e indicadas no mapa. Para chocar o item, é preciso andar dois, cinco ou 10 quilômetros, sendo que a raridade do Pokémon que vai nascer aumenta conforme a distância caminhada.
É importante que o usuário caminhe em linha reta. O progresso é maior se o jogador não dobrar esquinas.
4. Pontualidade
Embora sejam japoneses e não britânicos, os Pokémons costumam ser pontuais e aparecem com mais facilidade em horários “redondos” – como 15h, 15h30, etc.
5. Fique atento na evolução do Eevee
Versátil, o Eevee pode evoluir para três Pokémons diferentes: Flareon, Jolteon e Vaporeon. Em tese, não é possível escolher, e a transformação acontece como uma surpresa, após o usuário recolher o número necessário de candies para a evolução.
Há, porém, um truque. Se o nome o Eevee for trocado para Pyro, ele se transformará em um Flareon. Já se a troca for por Sparky, a evolução virá em forma de Jolteon. Por fim, o nome Rainer o fará se transformar em Vaporeon – um dos Pokémons mais raros de se capturar.
6. O ambiente importa
O sistema de localização do aplicativo é bastante inteligente. Caso você esteja em uma praia, aparecerão mais Pokémons de água. Já em parques bastante arborizados, haverá mais bichinhos dos tipos inseto e planta disponíveis.
7. Pode repetir
Pokémons repetidos podem ser bastante úteis. O jogador pode trocá-los por candies, itens que ajudam na evolução.
8. Conquiste um ginásio
Quando o jogador atinge o nível 5, ele consegue batalhar e conquistar um ginásio Pokémon. Para isso, é preciso ir aos locais indicados no mapa e desafiar o líder atual. Caso o ginásio esteja vazio, basta entrar e tomar o controle.
9. Preste atenção no círculo de captura
Quando o usuário encontra um Pokémon, o monstrinho aparece com um círculo colorido ao redor, que não está ali à toa. As cores indicam o grau de dificuldade que o jogador terá na captura e manutenção do bicho.
O círculo verde indica que o Pokémon permanecerá com facilidade dentro da pokébola, enquanto o amarelo simboliza uma dificuldade maior e o vermelho é para alertar que o bichinho dará trabalho.
Colaborou: Mariana Balan.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião