Cerca de 20% dos 1.830 voos domésticos previstos até as 17 horas de ontem no país sofreram atrasos de mais de 30 minutos, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estatal que opera os terminais aéreos. Entre as viagens internacionais, 24% dos 121 voos previstos atrasaram. A maioria tinha como destino a Europa, que enfrenta problemas no setor aéreo por causa de fortes nevascas.
A pior situação ocorreu no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde 32% dos voos demoraram mais de meia hora para decolar. Trinta e cinco viagens foram canceladas. No aeroporto de Congonhas (SP), 19% dos voos atrasaram e 35 foram cancelados. No Rio de Janeiro, o Aeroporto do Galeão teve atrasos em 25% dos voos. No Aeroporto de Brasília, 23% registraram atraso. No Aeroporto Afonso Pena (PR), o porcentual chegou a 18%, com 24 voos atrasados e sete cancelados.
"Operação-padrão"
Os atrasos de voos no país já estão ocorrendo por problemas meteorológicos e por causa da "operação-padrão" feita pelos trabalhadores. Uma fonte do setor aéreo destaca também a responsabilidade das companhias aéreas no problema, citando a venda excessiva de passagens pelas empresas, a antiga prática do overbooking. Ou seja, o caos aéreo deste final de ano surge a partir de uma combinação de problemas, mas a visibilidade das reclamações dos trabalhadores do setor promete ocultar a parcela de culpa das empresas na criação desse novo quadro de caos aéreo nacional.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora