Jovens são responsáveis por grande parte dos acidentes de trânsito
- RPC TV
Mesmo com as leis de trânsito mais rigorosas, acidentes trágicos se repetem a cada fim de semana, como o que matou uma mulher e deixou cinco pessoas feridas após serem atropelados em um ponto de ônibus em Curitiba, no domingo (28). Estatísticas apontam que 30% dos acidentes registrados, até maio deste ano, têm jovens condutores ao volante.
Segundo o telejornal ParanáTV da RPCTV, dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostram que, até hoje, 31.355 motoristas estiveram envolvidos em colisões, 11.512 com idades entre 18 e 29 anos, e a maioria formada por homens.
Dos acidentes que tiveram vítimas fatais, 6% dos motoristas possuíam a carteira de habilitação provisória. Geralmente, as causas das colisões são a mistura entre alta velocidade e o consumo de bebidas alcoólicas.
Em entrevista ao telejornal, Maria Helena Mattos, do Detran-PR, falou que as estatísticas confirmam que os jovens estão envolvidos em grande parte das colisões. "Eles respondem por cerca de 70% a 73% no número total de acidentes", afirma. O delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), Armando Moraes Neto, diz que a população de jovens dirigindo é grande e o número de pessoas irresponsáveis também, por isso o alto número de infrações com jovens ao volante.
No caso do acidente que matou uma mulher e deixou outros cinco feridos no domingo, Neto relata que o condutor do veículo, Claudiovan Antônio Tibúrcio, de 18 anos, encontra-se preso e está à disposição da Justiça. Ele não responde processo dentro de crime comum, e não pela lei de trânsito. "O rapaz foi autuado por homicídio, de acordo com o artigo 121, do Código Penal Brasileiro", afirma Neto.
O acidente
No domingo (28), o motorista de 18 anos, Claudiovan Antônio Tibúrcio, perdeu o controle de seu veículo Corsa quando fazia uma curva e invadiu um ponto de ônibus na Rua Capitão Leônidas Marques perto das 17h. Atingidas pelo carro, Pierina Aparecida Bazaglia, de 30 anos, morreu na hora, e cinco pessoas ficaram feridas, entre elas duas crianças. O motorista fugiu a pé.
Horas mais tarde, Tibúrcio se apresentou espontaneamente à polícia. O condutor foi submetido a um exame de dosagem alcoólica, que resultou em 0,42 miligramas por litro de sangue. Ele tinha tirado a permissão para dirigir há um mês.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião