Foram registradas 49 mortes violentas no último final de semana na região de Curitiba, segundo cruzamento de dados da Polícia Civil e Polícia Militar. Do total, 21 das pessoas faleceram em razão de ferimentos provocados por arma de fogo, o que representa 43% das mortes violentas, e 17 demandarão análises do Instituto Médico Legal para determinar a causa da morte. Neste grupo se encaixa o recém-nascido encontrado no Água Verde nesta madrugada.
Os três dias deste final de semana representam o período mais violento de 2009. Os quatro finais de semanas anteriores deste ano tiveram média de 31,25 mortes violentas. As 49 mortes deste final de semana representam um crescimento de 57% em relação a essa média.
Uma das vítima da violência na região foi o adolescente Jorge Batista de Souza, de 17 anos, que recebeu pelo menos seis tiros no início da noite de domingo (1º) no bairro Fazendinha, em Curitiba. De acordo com informações de testemunhas dadas à Delegacia de Homicídios, ele caminhava de mãos dadas com a namorada pela Rua Vereador Elias Karam, quando um carro Gol na cor azul estacionou ao lado. Dois homens estavam dentro do veículo. Um deles desceu, empurrou a garota, de 16 anos, e fez os disparos. Souza morreu no local.
Divórcio violento
Um homem esfaqueou a ex-mulher até a morte em uma casa na Rua Pernambuco, bairro Guaíra, em Curitiba, em frente a um igreja na noite de domingo. O corpo de Cerli Terezinha Hubner Cardozo, 43 anos, foi encontrado com dez facadas atirado em um quarto. Hermínio Cardozo, 46 anos, se matou logo depois do crime no banheiro da residência usando uma forca improvisada com um cinto de fivela retangular preso ao cabide de toalhas. O casal tinha dois filhos e estes disseram à polícia que o casal passava por um conturbado processo de divórcio.
Tiros no bar
Dois homicidas entraram em um bar na Rua Augusto Faustino Stalchimidt, Vila Oficinas, bairro Cajuru, efetuando vários disparos em Valdir Alves Ferreira, 31 anos. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Cajuru, mas não resistiu. Após o crime, que se deu às 22h30 do domingo, os dois assassinos fugiram a pé e não foram presos.
2 Duplas execuções
O final de semana teve dois homicídios duplos. Um casal foi executado dentro da própria casa na Rua Faria Sorugi, bairro Tarumã, na noite de sexta-feira. Silvana Ribeiro da Silva, 32 anos, e Cezar Augusto Pires de Lima, 21, morreram com tiros na cabeça. Dentro da casa, que tem muros altos e uma câmera que estava desligada na hora do crime, a polícia encontrou dois suspeitos que foram detidos com várias roupas do casal.
Outro duplo homicídio foi registrado em Fazenda Rio Grande. Os corpos de dois homens identificados por populares como Almir Rogério Furtuoso e Fernando Oliveira Tetris foram encontrados no início da tarde desta segunda-feira (2) de bruços e com uma perfuração de tiro na nuca em um matagal. Populares disseram à investigadores da cidade que ouviram disparos no final da tarde de domingo.
7 facadas
O corpo de um homem não identificado, mas que aparenta ter cerca de 25 anos, foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (2) dentro de um saco plástico negro, em um riacho da Vila Prado, Almirante Tamandaré. A Polícia Militar afirma que o homem morreu com sete facadas - seis nas costas e uma no peito - no final de semana.
4 em SJP
A maior cidade da região de Curitiba, São José dos Pinhais, teve quatro assassinatos no final de semana. Entre eles um possível latrocínio (roubo seguido de morte) vitimou Robson Moura Galvão, 36 anos, na sexta-feira. Galvão chegava em casa de carro com a mulher, quando foi abordado por dois ladrões, vítima reagiu e foi atingida por tiros na cabeça, de acordo com o chefe de investigação, Roberto de Miranda.
Outra vítima de assassinato na cidade foi o travesti Ailton Correa Maia, 31 anos, morto na BR 376, embaixo de uma marquise de uma loja de móveis. O corpo foi encontrado às 6h15 de sábado com ferimentos provocados por arma de fogo.
Todos os assassinatos mencionados que se deram em Curitiba serão investigados pela Delegacia de Homicídios. Os crimes da região metropolitana são de competência das delegacias regionais.
BR 116 leva 5 na mesma noite
Além dos assassinatos, cinco pessoas morreram em dois acidentes de trânsito na BR 116 na noite de domingo. Um Siena com quatro pessoas bateu de frente contra um caminhão no quilômetro 152, dentro dos limites de Mandirituba, região de Curitiba. Todos os ocupantes do carro de passeio morreram.
O outro acidente se deu no quilômetro 123, na cidade de Fazenda Rio Grande. Um carro Celta tentou fazer uma ultrapassagem quando bateu contra um caminhão que vinha na direção contrária. O motorista do veículo de passeio, Eraldo Benedito Hansser, 46 anos, morreu no local.
Vaccari, Duque e Cabral estão na fila do STF para se livrar de condenações
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
EUA derrotam progressistas e mandam alerta para Lula e o PT
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião