• Carregando...

O abastecimento nos onze bairros de Curitiba que sofreram com a falta d`água desde o início da manhã de quarta-feira voltou ao normal definitivamente às 6 horas desta quinta-feira. Em alguns bairros, a água voltou na noite de quarta-feira, por volta de 21h.

Segundo a assessoria da Sanepar, o serviço foi necessário para a instalação de dois medidores eletromagnéticos de vasão e uma válvula de controle automático. Os equipamentos, ainda segundo a companhia, permitem controlar a distribuição de água à distância.

O corte no abastecimento não teve nenhuma relação com o início do racionamento que vem sendo cogitado em decorrência da falta de água nas barragens que abastecem Curitiba e região metropolitana.

O corte aconteceu nos bairros Água Verde, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Seminário, Vila Izabel, Capão Raso, Novo Mundo, Portão e Santa Quitéria.

A Sanepar informou ainda que durante esta madrugada houve um problema técnico na área de abrangência do reservatório no Xaxim. A companhia registrou 50 reclamações referentes à fata d`água. O problema, porém, foi solucionado ainda na madrugada.

Racionamento

Sobre a possibilidade de racionamento em Curitiba e região, a Sanepar informou que mantém as três barragens - Piraquara I, Iraí e Passaúna - fechadas, utilizando a água da chamada bacia incremental – formada pelos rios que estão abaixo das barragens, mas acima dos pontos de captação - para abastecer Curitiba e região.

O nível de água aumentou em duas das três barragens. De acordo com a medição feita pela Sanepar, o nível subiu nesta quinta-feira um centímetro na barragem de Piraquara I e na de Iraí. Na Passaúna, o nível é o mesmo do registrado na quarta-feira - 0,69.

Em relação à redução no consumo, a companhia diz que a população economizou 7,9%, porém a porcentagem ainda está longe dos 20% necessários para evitar o racionamento. Na semana que vem a Sanepar deve realizar a reavaliação que pode dar início ao corte no abastecimento. Para este fim de semana é esperado chuva - o que poderia, dependendo do volume, afastar de vez a possibilidade de racionamento.

Sanepar dá dicas de economia de água para evitar o racionamento

Interatividade:

Você está economizando água? De que forma? Quais são as suas sugestões para ajudar na redução do consumo da água para que o racionamento seja evitado?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]