Um vídeo divulgado no Facebook no último domingo (26) pela Militância em Ambientes Virtuais (MAV-Brasil), em que um morador de rua é abordado por dois policiais na praça Santos Andrade, Centro de Curitiba, levou a Polícia Militar (PM) do Paraná a emitir nota de esclarecimento. Até a manhã desta quinta-feira (30), o vídeo de três minutos tinha mais de 500 mil visualizações e 5,5 mil compartilhamentos. As imagens mostram o momento em que os PMs imobilizam o homem.
De acordo com a PM, o material publicado na rede registra apenas uma parte da abordagem e corresponde a uma solicitação de intervenção em uma briga entre os moradores de rua. O homem abordado teria a descrição apontada por quem denunciou a briga e, segundo a corporação, foi informado aos policiais que o suspeito estaria armado com uma faca. Com a reação do morador de rua, foram implantadas “técnicas de abordagem” e confirmado que ele não estava armado.
Ainda segundo a PM, o procedimento de abordar a população de rua também procura encontrar infiltrados em seu meio, como marginais ou até foragidos da Justiça.
O vídeo foi gravado por um jornalista que passeava no local com a esposa e amigos. Em nota, a MAV-Brasil alega que a publicação do vídeo era de interesse público e houve consenso da equipe sobre o uso de violência desproporcional no caso. Também afirmam que a abordagem revela métodos inadequados e falhas de formação da instituição.
Assista ao vídeo da abordagem:
Cinco amigos andando tranquilamente pelo centro de Curitiba em uma agradável tarde ensolarada. De repente uma viatura...
Posted by MAV on Domingo, 26 de julho de 2015
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora