A Ponte Internacional da Amizade, fronteira entre o Brasil e o Paraguai, será fechada nesta segunda-feira a partir das 6 horas. O bloqueio foi decretado pelo prefeito de Ciudad del Este, Ernesto Zacarías Irún, em represália à apreensão de veículos paraguaios, além da ameaça brasileira de reduzir a cota de importação de US$ 300 para US$ 150.

CARREGANDO :)

Prevendo o bloqueio do acesso, comerciantes mantiveram as lojas abertas neste domingo, na tentativa de reduzir os prejuízos. No documento distribuído, o prefeito afirma que a passagem só será reaberta após uma reunião em Brasília, marcada para esta terça-feira.

Caso o Brasil não recue e libere os mais de 150 carros apreendidos pela Receita Federal nos últimos sete dias, o acesso será fechado por tempo indeterminado. O aviso de que o valor da cota será revisto foi feito pelo cônsul do Brasil em Ciudad del Este, Antônio Fernando de Cruz de Mello. A conversa gravada por Irún foi publicada na imprensa do país vizinho.

Publicidade

A ameaça será cumprida caso a cidade vizinha não cumpra o acordo que resultou no aumento do valor em abril do ano passado. Durante a conversa de mais de 40 minutos, o representante brasileiro atacou duramente a ausência de ações concretas da cidade vizinha para reduzir o contrabando.

O delegado da Receita Federal em Foz, José Calos de Araújo, disse ter conversado com Mello, que reafirmou a intenção brasileira de rever o valor. No consulado em Ciudad del Este, o segurança pessoal do diplomata confirmou a ligação feita ao prefeito Irún.

Leia mais:

Mulher é atingida por bala perdida na Ponte da Amizade

Publicidade