Curitiba A possibilidade de aumentar as exportações de álcool do Brasil aos EUA pode movimentar a economia do Paraná, segundo colocado na produção nacional de etanol, só perdendo para São Paulo. Na última safra, o estado produziu 1,32 bilhão de litros.
A liberação da exportação do produto pelo setor privado em 2002, que antes era restrita ao governo federal, aumentou a produção paranaense. No ano passado, o Paraná embarcou 269,6 milhões de litros uma expansão considerável pois, há cinco anos, o estado havia exportado apenas 600 mil litros.
A cana-de-açúcar é cultivada em 409,1 mil hectares no Paraná. Foram 32 milhões de toneladas de cana moída na safra 2006/2007.
O Paraná também tem 27 usinas em operação e deve ganhar mais uma este ano o que deve aumentar o volume de cana moída para aproximadamente 40 milhões de toneladas.
Em todo o país, a colheita da cana na última safra chegou a 471 milhões de toneladas. A cultura ocupa uma área de 6,1 milhões de hectares no Brasil. Os estados do Centro-Sul concentram 84% da produção.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora