A terceira morte por afogamento em Curitiba e Litoral neste domingo aconteceu em São José dos Pinhais. O adolescente Gerson Campa Oliveira, de 17 anos, morreu em uma cava de areia na localidade de Cachoeira, no Patronato Santo Antônio, no caminho entre São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.
Ele e mais um primo e um amigo foram até o local de bicicleta. Apenas Gerson entrou na água para se banhar e logo começou a se afogar. Ele pediu ajuda e as pessoas que estavam perto tentaram jogar galhos para ele se agarrar. Nenhum dos presentes sabia nadar.
A tentativa de salvamento não deu certo e então os amigos se dirigiram a uma casa próxima para buscar uma corda. Na volta, o garoto já havia afundado.
Segundo relato do Corpo de Bombeiros, o aviso chegou ao quartel às 16h30. Quando os soldados chegaram, o corpo do rapaz já havia sido retirado e os familiares já estavam presentes.
Para retirar o corpo do rio, os vizinhos amarraram uma pedra na ponta de uma corda e a atiraram da água até que ela enroscasse no corpo para então puxá-lo. Segundo os bombeiros, a cava onde Gerson se afogou tem cerca de dois metros de profundidade no ponto mais fundo.
Neste domingo aconteceram outros dois afogamentos no Litoral. Um na praia de Caiobá e outro em um rio de Paranaguá.