As chuvas dos últimos dias deixaram presos da cadeia pública de Cascavel, no Oeste do Paraná, revoltados devido a grande quantidade de goteiras e umidade nas celas. Na semana passada, eles chegaram a fazer um protesto por melhorias que começaram acontecer somente nesta terça-feira (21), mas a reforma do telhado não veio por meio do governo do estado. Quem promoveu as melhorias foi um grupo de advogados criminalistas.
Preocupados com a péssima situação dos detentos e a dificuldade de trabalhar no local, 12 advogados se uniram e compraram 50 telhas que substituirão aquelas que estão quebradas. Eles investiram cerca de R$ 2 mil na aquisição do material. Três presos da PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) fazem os reparos necessários para diminuir o problema do presídio que fica junto com a 15ª SDP (Subdivisão Policial), bem no centro da cidade. Atualmente quase 500 presos estão recolhidos nas celas que têm capacidade para abrigar apenas 136.
O advogado Luciano Katarinhuk diz que devido a inércia do governo do estado e a situação precária dos presos devido a umidade eles decidiram se cotizar e promover a reforma. “O estado é inerte, mas que isso não se torne rotina. Isso não é nossa função, nós conversamos entre nós e decidimos fazer o trabalho”, afirma.
O problema da umidade preocupa autoridades sanitárias e a direção da carceragem. Na segunda-feira (20), seis presos foram internados com problemas respiratórios. Houve uma suspeita de surto de tuberculose, mas que já foi descartada. Na manhã desta terça-feira (21), outros 24 presos foram atendidos por uma equipe médica do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Todos apresentavam sintomas de gripe.
Procurada, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) informou que não tinha conhecimento da reforma e que se trata de uma situação pontual. A secretaria disse ainda que vai se inteirar das necessidades da 15.ª SDP.
Sobre os problemas de saúde com os presos, a Sesp afirmou que 40 precisaram de atendimento médico por estarem com virose. Eles foram medicados e estão isolados dos demais detentos.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora