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O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, registrou atrasos em 15,1% dos vôos programados entre meia-noite e 15h desta quarta-feira (24), entre pousos e decolagens. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), dos 53 vôos previstos, oito saíram mais de 30 minutos após o horário previsto. Seis vôos foram cancelados.

No aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná, entre cinco vôos previstos até as 15h, todos estavam no horário e nenhum foi cancelado. A situação também é tranqüila em Londrina, onde todos os dez vôos previstos estavam no horário e nenhum havia sido cancelado.

No Brasil

No Brasil, o último balanço divulgado pela Infraero aponta que 14,6% dos pousos e decolagens previstos entre meia-noite e 15h desta quarta-feira (24) estão atrasados. 11,2% dos vôos foram cancelados. Dos 363 vôos programados da companhia aérea Gol, 21,8% (79) saíram fora do horário e o mesmo aconteceu com 12,1% (11) dos 91 vôos da Varig. A empresa, operada pela Gol, cancelou 19 vôos, ou 20,9% do total. A TAM registrou atrasos em 8,8% dos seus vôos – 39 de um total de 443 – e cancelou outros 21 vôos.

Terça-feira

Nesta terça-feira (23), a companhia com maior registro de atrasos e cancelamentos foi a Gol. A empresa informou que metade dos atrasos registrados ocorreu por conta do temporal que atingiu a cidade de São Paulo na segunda-feira (22). Outros vôos com problemas ocorreram por conta do alto tráfego aéreo registrado nesta época do ano.

A empresa divulgou uma nota à imprensa na noite desta terça-feira (23) e informou que o índice de pontualidade aumentou durante a tarde. O local com maiores problemas foi o aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, onde as filas estavam mais extensas "em função da alta demanda e da antecipação da chegada de passageiros ao Aeroporto". A Gol informou também que dobrou o número de aeronaves no fim de ano para regularizar as operações.

Operação Feliz 2009

A Infraero deu início, na sexta-feira (19), à Operação Feliz 2009, para evitar transtornos no embarque e desembarque durante as festas de fim de ano. A expectativa é de que o movimento aumente 8% nos terminais aéreos nesse período. Entre as medidas tomadas está o reforço de funcionários da empresa em atividades como o acompanhamento da entrega das bagagens na esteira e o apoio nos balcões de check-in, para evitar a formação de filas e facilitar o atendimento.

Na terça-feira (22), a Infraero divulgou nota informando que, até as 17h, 72% dos vôos partiram com menos de meia hora de atraso. Para a empresa, isso significa que não houve "caos" nos aeroportos. A empresa disse que "os índices não estão melhores por conta das fortes chuvas que castigaram alguns aeroportos considerados hubs (pontos de conexão) como São Paulo-SP e Brasília-DF".

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