• Carregando...

As Agências do Trabalhador em todo o estado realizam cadastro, encaminhamento ao emprego ou à capacitação das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Este trabalho é possível graças ao Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD) da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP).

O encaminhamento à capacitação profissional é feito por meio de parcerias estabelecidas com empresas ou entidades, explica o coordenador estadual do PPD, José Simão Stczaukoski. "Nós oferecemos o nosso cadastro, mas o treinamento e o recrutamento final são feitos pelas empresas", diz. O coordenador ainda ressalta que é feita a inclusão das pessoas com deficiência nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sistema S – que contempla instituições como o Sesi, Senai e Senat.

Entre as entidades que possuem parceria com o PPD está o Sindicato da Indústria Metalúrgica do Estado do Paraná (Sindimetal-PR), que desde o ano de 2002 desenvolve três tipos de capacitação para portadores de deficiência e promove reuniões de orientação para as 2,8 mil empresas filiadas. Durante os últimos três anos, 250 pessoas já passaram por estes cursos e 90% delas conseguiram colocação no mercado de trabalho, segundo a coordenadora do Programa de Responsabilidade Social da entidade, Yvy Karla Abbade. "As empresas ainda têm muitas dúvidas, principalmente com relação à acessibilidade e não sabem que isto custa muito pouco para elas. E as pessoas precisam de conhecimento técnico para poder trabalhar", diz. (TD)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]