Os casos de dengue dobraram em Cascavel, região Oeste, na última semana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as notificações passaram de oito na última quarta-feira (7) para 17 nesta segunda-feira (12).

CARREGANDO :)

De acordo com matéria publicada no jornal Gazeta do Povo, o aumento aconteceu justamente no momento em que o prefeito Lísias Tomé (sem partido) anunciou, na semana passada, a ida de 80 agentes de saúde para ajudar a combater o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) em Assunção, capital do Paraguai.

O país vive uma epidemia da doença. "O nosso trabalho vai continuar sem prejuízo às atividades em Cascavel. Os voluntários que se dispuseram a ir até o Paraguai irão desenvolver o trabalho no fim de semana. Nesse período, temos apenas o serviço de plantão, que é feito por uma equipe reduzida", explicou a coordenadora do Centro de Controle de Endemias (CCE), Cristina Carnaval.

Publicidade

Apesar da solidariedade com os irmãos paraguaios, a preocupação do CCE é com uma eventual epidemia em Cascavel, uma vez que os casos neste ano não param de crescer.

Casos de dengue no Paraná

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná contabilizava 1.608 casos comprovados de dengue até esta segunda-feira. Destes, 1.399 são autóctones (contraídos na própria cidade) e 209 foram importados. Outras 141 notificações estão sob investigação.

Os municípios com o maior número de casos de dengue são Ubiratã, Santa Helena, Maringá e Foz do Iguaçu (no Oeste) com, respectivamente, 538, 214, 153 e 124 doentes confirmados.

Publicidade