• Carregando...

Começou nesta segunda-feira (22) em todo o país o Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira) para dengue. A pesquisa nacional abrange 172 cidade e vai até 1º de novembro. Em Curitiba, 136 agentes coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde visitarão os 75 bairros da cidade para verificar nas casas a existência de condições favoráveis para a proliferação do mosquito (Aedes aegypti) transmissor da dengue.

Para o Ministério da Saúde, que coordena a pesquisa no país, os resultados apurados em cada cidade servirão para estabelecer um ranking da infestação e orientar a prática de ações mais rigorosas naqueles cujo índice for maior que 3%. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, até agora não foi registrado nenhum caso próprio da doença.

Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde da capital detectou 101 focos do mosquito e confirmou 72 casos - todos importados - de dengue. Em 2006, foram registrados 37 focos e 9 casos. Do total de focos, 30 foram encontrados na Regional Boqueirão, 21 na Matriz, 18 no Boa Vista, 13 no Portão, 7 no Pinheirinho, 5 na CIC, 5 em Santa Felicidade, 2 no Cajuru. A Regional Bairro Novo não teve focos.

As visitas serão feitas apenas nos dias de semana (de segunda a sexta-feira), das 8h às 17h. Elas demoram aproximadamente 15 minutos. Para fazer a inspeção, os agentes precisam ser acompanhados por um responsável pelo imóvel, que seja maior de idade. Eles não podem entrar onde haja apenas crianças ou adolescentes.

No Paraná, além de Curitiba, também participam do estudo os municípios de Apucarana, Cambé, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Toledo e, a partir deste ano, Bandeirantes, Campo Mourão, Goioerê, Ibiporã, Paissandu, Rolândia, Santa Helena, Sarandi e Umuarama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]