O engenheiro agrônomo Augusto Jondral Filho afirmou na quinta-feira, ao jornal Gazeta do Povo, que vai dar entrada na 1.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba com uma petição para retirar o recurso da ação popular que move contra o governo do estado para acabar com o nepotismo no Palácio Iguaçu (parentes do governador Roberto Requião foram nomeados no governo). A retirada da ação pessoal de Jondral Filho vai permitir que Ministério Público Estadual (MP) possa cobrar o fim do nepotismo no governo do estado.
Em fevereiro, a promotora de Justiça Terezinha de Jesus Souza Signorini alegou que não poderia fazer nada contra o nepotismo no governo devido ao fato de haver a ação popular. Um processo impedia o outro de existir. Na época, o MP enviou documento sugerindo que a prefeitura de Curitiba, a Câmara Municipal da capital e o Tribunal de Contas do Estado (TC) exonerassem os familiares das autoridades empregados nesses órgãos.
Até agora, só a Câmara de Curitiba se comprometeu a demitir os parentes dos vereadores. A prefeitura de Curitiba disse que iria avaliar o tema até o fim do mês, quando termina o novo prazo dado pelo MP. O TC informou que só tomará qualquer atitude quando houver uma lei específica para o assunto. Já a Assembléia Legislativa sequer encaminhou lista com parentes dos deputados ao MP.
Segundo a assessoria de imprensa do MP, a promotora Terezinha Signorini disse que a desistência de Jondral da ação não influiria no trabalho da instituição em relação ao emprego de parentes de autoridades em órgãos públicos, contrariando o que havia afirmado em fevereiro. O MP informou que nos próximos dias haverá novidades quanto ao tema.Leia a reportagem completa no site do jornal Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora