Para agilizar o processo de ajuda às regiões afetadas pelas chuvas no Paraná, representantes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e da Defesa Civil do estado se reuniram nesta sexta-feira (28) em Curitiba. Ao todo, 59 municípios estão em situação de emergência no Paraná.
Entre as medidas emergenciais está a distribuição, a partir desta segunda-feira (1°), de 1,86 mil kits com utensílios de cozinha, lençóis, cobertores e toalhas para os moradores dos municípios atingidos. Também 382 colchões de solteiro e 191 colchões de casal serão enviados as famílias atingidas pelas chuvas. As informações são do tenente-coronel Edmilson Barros, da Defesa Civil do Paraná.
Com a baixa do volume de rios, a Defesa Civil pretende pressionar as prefeituras das cidades atingidas para que cada município faça uma listagem de todos os problemas estruturais ocasionados pelas chuvas. "Para nós é importante esta segunda etapa. A gente vai começar a pedir os levantamentos para que as prefeituras recebam recursos do governo para investir", afirmou Barros.
O chefe do Cenad, Rafael Schadeck, garantiu que os municípios paranaenses em situação de emergência terão apoio do Governo Federal. Schadeck ressaltou também que é preciso um planejamento de ações preventivas. "Assim como o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Desenvolvimento Agrário prevê uma série de investimentos. Já são muitos os programas em andamento até 2014, mas algumas preventivas já podem ser tomadas", explicou o chefe do Cenad. O planejamento para a prevenção de desastres naturais, de acordo com Schadeck, precisa ser realizado pela prefeitura de cada município.
O senador Sérgio Souza (PMDB), que manteve contato com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para pedir ajuda aos municípios mais atingidos, também acompanhou o andamento da reunião desta sexta-feira (28). O senador afirmou que os estudos dos estragos nas regiões afetadas, que serão feitos pelas prefeituras em parceria com a Defesa Civil do estado, serão encaminhados ao Governo Federal.
Estradas
De acordo com o senador Sérgio Souza, máquinas escavadeiras e niveladoras serão distribuídas pelo governo federal para as cidades de até 50 mil habitantes até o final do ano. "A chuva acaba com as estradas, então a sugestão é antecipar o quanto antes a distribuição destas máquinas", comentou Sérgio Souza.
As chuvas que atingiram o Paraná na última semana seguem causando transtornos para quem precisa usar as rodovias. São três vias federais e outras sete estaduais com restrições nesta sexta-feira (28). Os principais problemas ocorrem na região de rios e nas proximidades de áreas de serra.